Notícias / Agricultura

31/08/17 às 13:00

Gestão da Produção - Estagiários do Agro do Futuro recebem treinamento

Programa de estágio da Aprosoja foi reformulado e alunos auxiliarão no manejo e gestão da propriedade

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Gestão da Produção - Estagiários do Agro do Futuro recebem treinamento

Foto: Assessoria

Os 11 selecionados para o programa de estágio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Agro do Futuro, participam de treinamento ao longo desta semana com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Sinop e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
 
Pela Embrapa, três grandes temas foram abordados: plantas daninhas, doenças e entomologia (insetos). Na segunda-feira (28), a pesquisadora Dulândula Wruck falou sobre doenças e fungicidas. Na terça-feira (30), foi a vez do pesquisador Rafael Pitta falar sobre pragas e inseticidas e da pesquisadora Fernanda Ikeda palestrar sobre plantas daninhas e herbicidas.
 
Formato utilizado pela primeira vez no programa de estágio, o treinamento de uma semana com os alunos tem o objetivo de disseminar os protocolos de pesquisa seguindo os padrões oficiais da Embrapa. “É uma via de mão dupla. Os acadêmicos aprendem aqui e colocam tudo em prática no campo, podendo contribuir com pesquisas nessas três grandes áreas, que auxiliarão a agricultura em Mato Grosso de forma geral”, explica a analista de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja, Chantal Gabardo.
 
Para a estudante Nielsen Moreira Oliveira, 23 anos, que veio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFMT), em Minas Gerais, o estágio será uma oportunidade de entender um pouco mais da cultura da soja, já que a permanência do acadêmico no Agro do Futuro vai do plantio até a colheita do grão. “A minha região produz bastante milho, café e tomate. Vir para Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, é, para mim, sair da minha zona de conforto, o que fará com que eu lide com situações diferentes e aprenda mais”, diz.
 
Estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Pedro Kroling, 22 anos, participou por dois anos do “Futuros Produtores do Brasil”. Da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o programa é voltado para jovens filhos de produtores rurais. A expectativa quanto ao Agro do Futuro, segundo ele, é diferente.
 
“Nós vemos ao longo dos anos na universidade muita teoria, muito conteúdo, e essa oportunidade é única. O programa de estágio é o momento em que podemos unir teoria e prática. Além disso, podemos ver como funciona a tomada de decisões do agricultor que não dependem unicamente da gente, como quando são influenciadas pelo clima. Na fazenda, vamos poder complementar com ideias e sugestões e aprender com quem já sabe”, afirma João Pedro.
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) também é um dos parceiros da Aprosoja no treinamento dos estagiários.
 
Na quarta-feira (30), a oficina realizada foi sobre relacionamento interpessoal e, na quinta-feira (31), os estudantes aprenderão sobre qualidade de vida, assunto tratado dentro da Norma Regulamentadora número 31.
 
Na sexta-feira (1º), o treinamento será encerrado com a apresentação dos principais projetos da Aprosoja, como o programa de melhoria contínua nas propriedades rurais, o Soja Plus, e o Referência, projeto criado com foco na gestão financeira das fazendas.
 
Os acadêmicos também receberão treinamento sobre o Geocloud, programa de georreferenciamento da associação. Ao final, eles farão uma prova para avaliar o conhecimento adquirido ao longo desta semana.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet