Notícias / Curiosidades

28/08/17 às 10:52

Coroa de flores e a importância de homenagear alguém

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Coroa de flores e a importância de homenagear alguém

Foto: Reprodução pixabay.com

Uma das homenagens mais utilizadas no momento de se despedir de alguém que partiu, a coroa de flores simboliza o respeito e as saudades em relação à pessoa falecida. Mas de onde vem essa tradição e por quais motivos ela persiste até os dias de hoje?

As origens da coroa de flores
 
Existem diversas histórias acerca da origem e do uso das coroas feitas de flores. Algumas fontes históricas dizem que tudo começou entre gregos e romanos, que utilizavam este adorno - que podia ser feito com flores, folhas e até mesmo frutos - em homenagens a deuses, heróis, e também na decoração de eventos festivos, como casamentos ou nascimentos. Grandes personalidades da época, como atletas, soldados e líderes em geral usavam as guirlandas de flores sobre o tórax. Estátuas também eram enfeitadas.
 
Há também relatos de que no Egito o uso era comum, inclusive já havendo registros de uso mortuário em múmias, preparando-as para a passagem espiritual. Na China antiga, as noivas utilizavam coroas de flor de laranjeira, que significavam pureza e inocência. A tradição também era presente no Havaí, que é conhecido por suas coroas e seus colares de flores.

As flores como gesto de despedida
 
As flores são um último gesto de afeto e carinho com aqueles que partem, e uma forma de demonstrar aos familiares o respeito ao ente que se foi. Outro significado bastante comum da coroa é a celebração da vida sobre a morte, a confirmação de que as lembranças são para sempre.
 
É normal o uso de frases para coroa de flores que verbalizem os sentimentos e condolências. Elas podem conter as mais variadas mensagens, dependendo do grau de ligação e intimidade com a pessoa falecida.
 
Entre as flores mais utilizadas estão as margaridas, os girassóis, as rosas, os antúrios e as gérberas, mas não há certo e errado. O que vale é a intenção de carinho.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet