Notícias / Meio Ambiente

27/08/17 às 13:15

Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia

Ten. CBM Capello/Assessoria

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
As equipes de emergências ambientais vencem a batalha contra o incêndio que atingia no Parque Estadual do Araguaia. Após 6 dias consecutivos de operação de combate a incêndio florestal, a equipe composta por integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de bombeiros, ONG Aliança da Terra, SEMA e da Prefeitura de Novo Santo Antônio- MT, extinguem as chamas que assolavam o parque.

Durante os dias de corrida contra a evolução do fogo, as equipes percorreram cerca de 2700 KM dentro do parque em 3 Auto Rápido Florestais, lançaram aproximadamente 110.000 litros de água em pouco mais de 30 horas de combate aéreo com o avião tanque do CBMMT, construíram 15 km de linhas de defesa, permaneceram por mais de 80 horas na frente de combate, realizaram monitoramento preventivo uma moto cross e a aeronave. Somado ao esforço da equipe, o uso de estratégia de gestão de incêndios e a coordenação aérea dos trabalhos terrestres se mostraram fatores determinante para o êxito da missão, que evitou dano a pouco mais de 95% do Parque Estadual do Araguaia.

O incêndio de grandes proporções foi favorecido pela quantidade de biomassa, ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido aos mais de 90 dias sem chuva na região. Essas condições tornaram complexa a operação de supressão do fogo, registrou inclusive a propagação por partículas incandescentes em nuvens convectivas de fumaça. Apesar da dificuldade, o TC BM Gledson Comandante da Operação destacou como preponderantes para extinção de incêndios desta magnitude a integração de esforços para proteção ambiental, bem como ações especializadas oriundas do investimento que o Corpo de Bombeiros vem fazendo na capacitação de sua tropa.

Toda operação foi apoiada pela SEMA, SESP, CBMMT, Prefeitura de Novo Santo Antônio, ONG Aliança da Terra e produtores rurais da região.
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Pessoas de lua'

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que podem ser colegas de trabalho ou até parentes e residentes na mesma morada que dizem: “hoje eu não estou nos meus dias”; “hoje não estou...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet