Notícias / Meio Ambiente

27/08/17 às 13:15

Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia

Ten. CBM Capello/Assessoria

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
As equipes de emergências ambientais vencem a batalha contra o incêndio que atingia no Parque Estadual do Araguaia. Após 6 dias consecutivos de operação de combate a incêndio florestal, a equipe composta por integrantes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de bombeiros, ONG Aliança da Terra, SEMA e da Prefeitura de Novo Santo Antônio- MT, extinguem as chamas que assolavam o parque.

Durante os dias de corrida contra a evolução do fogo, as equipes percorreram cerca de 2700 KM dentro do parque em 3 Auto Rápido Florestais, lançaram aproximadamente 110.000 litros de água em pouco mais de 30 horas de combate aéreo com o avião tanque do CBMMT, construíram 15 km de linhas de defesa, permaneceram por mais de 80 horas na frente de combate, realizaram monitoramento preventivo uma moto cross e a aeronave. Somado ao esforço da equipe, o uso de estratégia de gestão de incêndios e a coordenação aérea dos trabalhos terrestres se mostraram fatores determinante para o êxito da missão, que evitou dano a pouco mais de 95% do Parque Estadual do Araguaia.

O incêndio de grandes proporções foi favorecido pela quantidade de biomassa, ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar devido aos mais de 90 dias sem chuva na região. Essas condições tornaram complexa a operação de supressão do fogo, registrou inclusive a propagação por partículas incandescentes em nuvens convectivas de fumaça. Apesar da dificuldade, o TC BM Gledson Comandante da Operação destacou como preponderantes para extinção de incêndios desta magnitude a integração de esforços para proteção ambiental, bem como ações especializadas oriundas do investimento que o Corpo de Bombeiros vem fazendo na capacitação de sua tropa.

Toda operação foi apoiada pela SEMA, SESP, CBMMT, Prefeitura de Novo Santo Antônio, ONG Aliança da Terra e produtores rurais da região.
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia
  • Equipes controlam incêndio no Parque Estadual do Araguaia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet