Notícias / Barra do Garças

25/08/17 às 18:16

Com apresentação no Plenário da Câmara, Coral UFMT Araguaia celebra os 17 anos

Kelly Freitas e Heitor Roncalli / Assessoria

Edição para o Agua Boa News, Michel Franck

Imprimir Enviar para um amigo
Com apresentação no Plenário da Câmara, Coral UFMT Araguaia celebra os 17 anos

Coral UFMT Araguaia em noite de comemoração.

Foto: Assessoria

Aconteceu na noite do dia 24, no Plenário da Câmara Municipal de Barra do Garças (MT), o concerto em comemoração aos dezessete anos do Coral UFMT Araguaia, projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia. O grupo de coralistas liderado pelo professor da universidade e regente Marco Donisete Campos é composto por alunos de diversos cursos da instituição. Na ocasião, a apresentação com o tema “Caminho das Águas” fez os presentes refletirem sobre a importância do uso dos recursos naturais para o planeta.

Em relação à escolha do tema para as apresentações, o maestro do coral explica que "partiu de uma música gravada pela cantora Maria Rita, chamada ‘Caminho das Águas’”. Donisete ressalta a relevância de pensarmos o valor da água e sua iminente escassez, e com isso, darmos valor a este bem que, segundo ele, merece ser mais bem cuidado.

O repertório contou com clássicos da música popular brasileira. Além da canção tema, foram apresentadas ‘Cuitelinho’, tradicional peça do folclore matogrosensse e ‘Tesouro Transparente’, famosa no musical ‘Menino Gigante’, entre outras.

Público e participação
O cabeleireiro Lucimar Pereira, presente no evento, se disse feliz em poder acompanhar a apresentação e parabenizou a escolha do repertório. “Foi muito bom ter vindo ao concerto, às músicas cantadas são maravilhosas”. Sobre o tema das canções, ele destaca que é um assunto que deve ser mais discutido, “as pessoas precisam ter mais consciência sobre o que está acontecendo em nosso planeta, se não preservarmos a água, teremos problemas no futuro”, afirma.

Professor na UFMT Araguaia, Magno Silvestri, esteve no concerto e também reconhece ser necessário debater os assuntos ambientais. Ele aponta que “mesmo sendo uma temática especificamente ligada às águas, ao elemento da natureza puro, é possível perceber uma história social profunda nas canções”. O professor também elogia o grupo, ”o coral é regido com equilíbrio. Mesmo sendo leigo, percebo a organização no compasso das vozes masculinas e femininas”, finaliza.

Coralista, flautista e estudante de Letras na universidade, Ykaro Hariel conta que o ambiente no grupo é agradável. “O coral é um processo de socialização gratificante, precisamos trabalhar juntos e lutar pelo coletivo”. Para o acadêmico, se envolver com música pede disciplina, “cantar é uma diversão, mas é preciso ter responsabilidade com os ensaios”, diz. Sobre as canções do novo repertório, ele destaca “Sobradinho”, da dupla Sá e Guarabyra. “Esta música é a mais impactante, pois faz uma crítica à construção da barragem no Rio São Francisco, ela gera reflexão sobre os problemas hídricos da região”, conclui.

O Coral UFMT Araguaia é aberto a toda comunidade, não somente aos estudantes. Os ensaios acontecem na universidade, Unidade II, em Barra do Garças, terças e quintas-feiras, às 12h, Sala 223 (Próximo à Xerox).
  • Com apresentação no Plenário da Câmara, Coral UFMT Araguaia celebra os 17 anos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet