Notícias / Curiosidades

23/08/17 às 14:39

Os riscos do salto alto em crianças

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Os riscos do salto alto em crianças

Foto: reprodução pixabay.com

As crianças se espelham nos adultos, e não é diferente com as meninas que se inspiram no modo de vestir das mamães. Com isso, muitas meninas acabam pedido sapatos com salto mais alto, e muitas mães acabam cedendo por acharem o calçado charmoso. No entanto isso pode trazer riscos sérios à saúde das crianças.

Salto é coisa de adulto
 
Os grandes riscos no uso infantil dos saltos são, inicialmente, quedas e lesões. Crianças são ativas, pulam e correm o tempo todo, e saltos não proporcionam estabilidade para essas atividades.
 
Além disso, o uso contínuo desse tipo de calçado pode trazer outras alterações a médio prazo, como o surgimento de calos e joanetes, encurtamento muscular da panturrilha, alterações na coluna e dores nos pés e nas pernas.

Como escolher o calçado ideal
 
Os calçados para criança devem proporcionar firmeza nas passadas, permitindo assim que as pequenas brinquem, caminhem e corram livremente, sem machucar os tornozelos e pés. Sempre que possível, permita que a criança caminhe descalça - sempre dando atenção especial ao piso, verificando se não há nada que cause machucados - pois isso estimula o desenvolvimento adequado da musculatura e curvatura dos pés.
 
Qualquer sapato, seja ele um tênis, uma sapatilha ou uma rasteirinha, por exemplo, deve ter o solado seguro, evitando escorregões e quedas. O tamanho da sola também é importante: ela deve ter no máximo dois centímetros. A bota infantil é um modelo que proporciona estabilidade para o tornozelo, e é bastante indicada para o período em que as crianças começam a caminhar na rua.
 
Apesar do pé infantil estar em constante crescimento e os pais terem receio de “perder” o calçado rápido demais por conta disso, vale a dica: não adianta comprar números grandes demais para que a criança aproveite por mais tempo. Isso pode forçar o pé durante a caminhada e calçar tantos problemas quanto um sapato apertado. Fique de olho!

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marcos Oliveira, em 04/11/20 às 00:09

    Que pena, tem mães que cedem a acabam deixando a criança adultizada, criança de salto alto é horrível, elas tropeçam, ficam com o bumbum empinado..., uma amiga é fotógrafa e já trabalhei com ela em alguns cenários e já teve mãe que fez ensaio com criança de 5 anos de calcinha minúscula e sapato de salto e toda maquiada, houve casos de trabalho com criança de 3 anos de fraldinha e salto alto toda maquiada, minha filha jamais usará esse tipo de coisa.

 
 
 
Sitevip Internet