Notícias / Negócios

22/08/17 às 15:06

Produção e emprego na indústria apresentam recuperação em MT

Sondagem Industrial aponta, ainda, que os empresários estão confiantes para os próximos seis meses

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Produção e emprego na indústria apresentam recuperação em MT

Foto: Assessoria

A Sondagem Industrial mato-grossense, divulgada hoje (22/08) pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), revela que o setor apresenta recuperação tanto em relação à produção da indústria quanto ao emprego. A pesquisa mensal é realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Após quatro anos, o indicador de evolução do número de empregados na indústria estadual voltou a atingir 50 pontos em julho de 2017 – isso indica que a contratação de funcionários está estável. As médias e grandes empresas são as principais responsáveis pelo aumento de 46,3 para 51 pontos. Já as pequenas tiveram leve  queda (-0,8), ficando em 47,6 pontos. Nacionalmente, esse indicador ficou em 48,2 pontos no período.

Com 51,3 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos, a produção industrial do estado voltou a crescer em julho. Está acima até mesmo da produção brasileira, que registrou 50,5 pontos. As pequenas empresas tiveram o maior crescimento na produção, com 51,9 pontos, enquanto as médias e grandes subiram de 50 para 51 pontos em julho. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) saltou de 59% para 64%.

Para os próximos seis meses, os empresários mato-grossenses estão confiantes em relação à compra de matéria-prima (54,9 pontos) e ao aumento da demanda (58,4 pontos). Este indicador está relacionado ao crescimento de 4,1 pontos das médias e grandes empresas, que registraram 59,7 pontos em julho. As pequenas empresas diminuíram a confiança relativa à demanda quando comparado com junho, caiu de 57, 1 para 55,5 pontos em julho. Contudo, continua acima da linha divisória dos 50 pontos.

Ainda segundo a Sondagem, estão abaixo da linha divisória de 50 pontos as expectativas dos empresários relativas às exportações (48 pontos) e ao número de empregados (46,8 pontos). Mas, de uma forma geral, O índice de expectativa mato-grossense está positivo e acompanha o brasileiro, que cresceu de 55,7 para 56,4 pontos em julho.

O nível do estoque efetivo-planejado cresceu de 51,8 pontos em junho para 54,6 em julho. Já a evolução dos estoques se manteve estável ao registrar 53 pontos, mesmo patamar de junho. 

Acesse as pesquisas na íntegra:
Sondagem Industrial - Brasil - Julho 2017
Sondagem Industrial de Mato Grosso - Julho/2017
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet