Notícias / Justiça

21/08/15 às 14:14

Detida, ex-primeira dama está ‘isolada’ em presídio feminino na capital

Wesley Santiago/ Arthur Santos da Silva

Olhar Jurídico

Imprimir Enviar para um amigo
Detida, ex-primeira dama está ‘isolada’ em presídio feminino na capital

Presídio feminino

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama, Roseli Barbosa, está em uma cela separada no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, localizado no Distrito Industrial, em Cuiabá. Como tem curso superior, ela não tem contato com as outras presas que estão na unidade. De acordo com o que apurou a reportagem do Olhar Jurídico, ela ainda não poderá receber visitas nesta sexta-feira (21). A esposa do ex-governador, Silval Barbosa (PMDB), foi presa na tarde da última quinta-feira (20), em São Paulo (SP).

Roseli chegou ao presídio feminino por volta de uma hora da manhã desta sexta-feira (21).  O advogado da esposa de Silval Barbosa, Ulisses Rabaneda, confirmou ainda que durante o banho de sol, ela também não terá contato com as outras reeducandas.

Como ainda passa pelo período de 24 horas de adequação, Roseli não poderá receber visitas até o próximo domingo (23). Depois disto, familiares - previamente cadastrados e em posse de carteirinha de identificação -  assim como acontece no presídio do Carumbé, poderão entrar. Apenas o advogado tem acesso irrestrito ao local (em horário comercial). O dia em que Silval poderá visitar a esposa também não foi confirmado.

Ulisses Rabaneda disse que ainda está estudando os autos, pois só teve acesso aos documentos no fim da tarde de ontem. O advogado afirmou também que existem duas possibilidades de recursos: Um pedido de habeas corpus, ou o pedido de revogação da prisão direto para a juíza Selma Rosa (responsável por decretar a prisão preventiva de Roseli Barbosa). Até o início da noite, a defesa deverá ter uma posição quanto a isto.

A ex-primeira-dama chegou a Cuiabá no fim da noite da última quinta-feira (20). A esposa do ex-governador, Silval Barbosa (PMDB), viajou sem algemas em um voo comercial da GOL, que desembarcou por volta das 23h40 no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Silval, que também estava na capital paulista, deixou o terminal meia hora depois. Ele também estava em um voo da mesma companhia aérea.

Roseli foi presa na tarde da última quinta-feira (20) em São Paulo por agentes do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). De acordo com as informações, Silval Barbosa estava ao lado da esposa quando o mandado foi cumprido. Em nota, ele havia dito que estava na capital mato-grossense. Porém, 30 minutos após a esposa desembarcar, o ex-governador também deixou o Aeroporto de Cuiabá.

Operação Ouro de Tolo

A Operação Ouro de Tolo é um desdobramento da Operação Arqueiro. Traz investigações complementares efetivadas acerca dos crimes cometidos no âmbito da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) na gestão de Roseli.

Além da expedição de mandados de prisão em desfavor dos nominados líderes da organização criminosa instalada na Setas, também foi decretado o seqüestro judicial de inúmeros bens imóveis.

Operação Arqueiro

Todo o esquema teria acontecido entre 2012 e 2013, durante a gestão de Roseli. A Setas teria contratado a empresa Microlins e os Institutos de Desenvolvimento Humano (IDH/MT) para executar programas sociais referentes ao “Qualifica Mato Grosso”, “Copa em Ação”, entre outros através do uso de “laranjas”. Na ação a qualidade desses cursos também é questionada.

O MPE narra um esquema de desvio de verbas públicas, que seria encabeçado pelo denunciado Paulo César Lemes, o qual teria forjado a criação de institutos sem fins lucrativos “de fachada”, visando burlar a legislação e contratar diretamente com a Administração Pública, sem necessidade de concorrer em licitação. A denúncia aponta minuciosamente para as ações fraudulentas, as datas e o modo como ocorreram.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet