Notícias / Justiça

15/08/17 às 08:59

TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina

Ulisses Lalio

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina

Foto: Assessoria

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, firmou acordo com o prefeito do município de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva (Cebola), para a construção de um novo fórum na comarca. O gestor municipal doou uma área de aproximadamente 17 mil metros quadrados e se comprometeu a ajudar o TJMT a construir o novo espaço. A visita ao terreno aconteceu na quarta-feira (09), na Avenida Mestre Venâncio de Oliveira, setor Xavantina.

Faixas, aplausos e muito carinho recepcionaram os membros do Poder Judiciário de Mato Grosso na cidade, liderado pelo presidente e pela Corregedora Geral de Justiça, Maria Aparecida Ribeiro. O representante do PJMT enfatizou que é necessária a união de esforços para alcançar os projetos mais ousados. “Primeiro ponto que temos para tratar que é a necessidade de juízes. Precisamos de ao menos dois magistrados aqui. Não há como se pensar num Judiciário com acumulo de mil, dois mil processos. O magistrado que aqui assume recebe sessa herança e não pode avançar em seu trabalho. Temos que nos antecipar a esses fatos e isso está no nosso planejamento. Não vou perder dois anos de gestão, para deixar mais do mesmo! Preciso abrir o peito e usar a coragem para empreender avanços na organização social. O segundo ponto se trata da construção do fórum. Trazemos o técnico de obras e se houver a anuência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), firmamos um acordo com a prefeitura que executaria o projeto. É extremamente viável e isso dá para fazer e basta querer”, disse.

Se depender de parceria, o novo fórum já está ‘meio caminho andado’ segundo disse o prefeito do município. “Fiquei muito animado com a reunião no TJMT, com o senhor presidente do Judiciário. Sua forma de gestão é ousada e seus projetos são muito arrojados. Com a ousadia dessa nova gestão e a nossa dedicação vamos ter um fórum novo em nosso município. Se precisarmos firma convênios a prefeitura está apta e com todas as certidões de quitação em dias. Estamos juntos, doamos o terreno e se precisar de algo mais a prefeitura está pronta para colaborar”, comentou o chefe do Executivo municipal.

O representante municipal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, Tarcísio Valeriano dos Passos, enalteceu a união de esforços em prol da construção e ampliação do novo fórum. “Muitas coisas já rolaram por aqui e eu estou muito honrado em testemunhar mais esse avanço. Essa será a segunda página que o judiciário virará em nossa história. A primeira foi nos idos anos de 1986 na instalação desse fórum e a segunda será a construção do novo espaço. Só tenho a agradecer a Deus por depois de 32 anos estarem aqui trabalhando e compondo essa reunião tão importante para nossa cidade”, disse.

A juíza diretora do fórum Luciene Kelly Marciano, agradeceu a visita e elogiou o estilo de gestão que o desembargador Rui Ramos está adotando. “Creio que serão novos tempos esses com a administração do presidente do TJMT. Nova Xavantina receberá um novo olhar e atenção”, disse.

Recepção calorosa

O município foi à primeira comarca que a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro trabalhou, há mais de três décadas. Com muita emoção, recordações e afeto a corregedora lembrou-se dos tempos de atuação na região. “Amo muito essa cidade e todo o seu povo. A emoção é muito grande e parece que estou voltando ao tempo quando aqui volto a colocar os pés. Nessa comarca servida por profissionais altamente competentes e dedicados está a história da minha vida, a história da minha família. Essas árvores que aqui estão plantadas, foi meu marido que semeou e cuidou. Nosso jardim de roseiras serviu de cenário para vários casais de noivos como plano de fundo”, disse a magistrada que foi seguida por palmas e gritos calorosos de carinho.

Foi com muito carinho e saudade que o servidor Silvio Rosalindo (Macarrão), recepcionou a desembargador. “Trabalhei com a desembargadora aqui e depois fui para Itiquira. A Doutora é como se fosse minha mãe, conheço ela há muito tempo. Essa visita foi muito boo para relembrar e ela sempre demostrou seu amor pelos servidores aqui da comarca. Então é sempre muito satisfatório poder rever a doutora Maria Aparecida”, emocionado comentou em entrevista.

Solicitações e compromissos

A visita também contou com as presenças de servidores e representantes da sociedade local. Um dos pedidos feitos ao presidente do TJMT, na construção do novo fórum foi feito pela psicóloga Fabrícia Pinto Galindo e a chefe da cadeia municipal, Guiomar Silva da Costa. Ambas pediram proteção no trato com os acusados e as vítimas de crimes que vão ao fórum.

No primeiro caso, a psicóloga solicitou um espaço especializado para acompanhar o depoimento de crianças vítimas de abusos. Neste tipo de audiência, um técnico treinado psicólogo, assistente social ou pedagogo assume o lugar do magistrado para conduzir a entrevista com a vítima criança ou adolescente. Em geral, a conversa se dá numa sala separada, própria para receber as vítimas. A fala dela é transmitida ao vivo por vídeo para o espaço de audiências onde estão juiz, promotor e advogado do réu. O depoimento especial é recomendado para os tribunais dos Estados desde 2010 pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O segundo pedido foi a solicitação de uma entrada especial para os acusados e suspeitos que passam pelas audiências de custódia no fórum. “é extremamente necessário, tanto para a segurança dos servidores, quanto da integridade dos presos que eles tenham um acesso diferenciado pelos fundos e não sejam introduzidos pela entrada principal”, disse Guiomar.

O presidente do TJMT explicou que ambos os pedidos devem ser inclusos na construção do novo fórum, projetado com conceitos contemporâneos de acessibilidade, segurança e proteção às vitimas.
  • TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina
  • TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina
  • TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina
  • TJ recebe área para construir novo fórum em Nova Xavantina

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet