Notícias / Nacional

14/08/17 às 08:39

Senado e Câmara se apressam para aprovar mudanças para eleições

Prioridades da Câmara são o fundo eleitoral e a criação do chamado distritão

Notícias no Minuto

Edição para o AguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Senado e Câmara se apressam para aprovar mudanças para eleições

Foto: Divulgação

Para garantir que as novas regras estejam vigentes em 2018, os líderes partidários querem votar a reforma política na Câmara nos dias 21 e 22 deste mês. As prioridades da Casa seriam o fundo eleitoral e a criação do chamado distritão, segundo revelaram parlamentares do DEM, PTB e PRB ao O Globo.

Já para o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o ponto mais importante é a aprovação da PEC que trata da cláusula de barreira e fim das coligações em eleições proporcionais. A proposta já passou pela Casa, mas sofreu alterações e terá de voltar, se for aprovada na Câmara.

Serão válidas para as próximas eleições as mudanças que entrarem em vigor até o dia 7 de outubro de 2017.

A polêmica PEC sobre o Fundo Eleitoral será apreciada na próxima terça-feira (15) e a cláusula de barreira será debatida apenas na próxima quinta-feira (17). Eunício espera que todos os pontos da reforma política cheguem ao Senado até o final do mês.

O presidente do Senado já acertou com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, o cronograma, mas ainda restam pontos em aberto em relação às propostas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet