Notícias / Meio Ambiente

13/08/17 às 16:41

Chove em Cuiabá após registro de altas temperaturas e clima de deserto

Capital passou mais de 80 dias sem ocorrência de chuva, segundo o Inmet. Na última semana, Defesa Civil emitiu alerta devido ao baixo índice de umidade relativa do ar.

Lislaine dos Anjos, G1 MT

Edição para o AguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Chove em Cuiabá após registro de altas temperaturas e clima de deserto

Pancadas de chuva foram registradas em Cuiabá na tarde deste domingo (13)

Foto: Isabel Dresch/Arquivo pessoal

Choveu em Cuiabá neste domingo (13), após semanas de temperaturas altas e clima de deserto na capital. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registradas chuvas em áreas isoladas do município. A previsão é de que novas pancadas de chuva sejam registradas durante a noite e a partir do período da tarde até terça-feira (15).
 
Segundo dados do 9º Distrito de Meteorologia, a última ocorrência de chuva foi registrada em Cuiabá no dia 23 de maio deste ano, ou seja, há 81 dias. Um levantamento realizado do último trimestre pelo Inmet aponta que uma massa de ar seco se intensificou sobre a região Centro-Oeste, impedindo a formação de nuvens de chuva e colaborando para diminuir os índices de umidade relativa do ar.
 
Nos últimos dias, a umidade relativa do ar ficou em torno de 20%, de acordo com a Defesa Civil, o que fez com que o órgão emitisse um alerta para que a população diminuísse os esforços físicos - principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 14h - e ingerisse bastante líquido, para que o organismo não se desidrate durante o tempo seco.
 
Previsão
 
Apesar das pancadas de chuva registradas neste domingo, a previsão é de que as altas temperaturas se mantenham na capital durante a próxima semana.
 
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é de clima parcialmente nublado, com temperatura máxima de 37º C até terça-feira (15) e possibilidade de pancadas de chuvas isoladas sempre a partir do período da tarde.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet