Notícias / Justiça

21/08/15 às 09:17

OPERAÇÃO LAVA JATO: Templos evangélicos teriam recebido dinheiro desviado da Petrobras

Humberto Trezzi

Caldeirão Político

Imprimir Enviar para um amigo
As ligações entre o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e as igrejas evangélicas, cujos fiéis formam grande parte do seu eleitorado, são objeto de análise da denúncia criminal apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Conforme os procuradores, o parlamentar fluminense — atual presidente da Câmara Federal — teria repassado a templos evangélicos parte da propina recebida com desvios em contratos da Petrobras.

Conforme relata o doleiro Alberto Youssef em delação premiada à PGR, ele transferiu a empresas de fachada mantidas pelo lobista Fernando Soares, o Baiano, ligado ao PMDB. Baiano, por sua vez, ficou encarregado de indicar a outros lobistas mais valores que deveriam ser pagos como propina — desta vez, ao deputado Eduardo Cunha.

Conforme a investigação da PGR, Baiano indicou ao lobista Júlio Camargo (que trabalhava para a multinacional coreana Samsung na venda de sondas de perfuração de óleo à Petrobras) que fizesse pagamento de alguns valores à Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

— Pessoal dessa igreja vai entrar em contato com o senhor — teria avisado Baiano a Camargo.

Isso realmente ocorreu, asseguram os procuradores da República. Foram repassados dados bancários da igreja a Camargo, que repassou valores à Assembleia de Deus: duas parcelas de R$ 125 mil, em 31 de agosto de 2012. 

Confira o desempenho da sua escola nas provas objetivas do Enem 2014 Adriana Franciosi/Agencia RBS

O templo fica no Rio de Janeiro. Metade do dinheiro saiu da empresa Treviso, a outra metade da Piemonte. As duas são firmas de fachada mantidas por Camargo para pagamento de propinas, simulando serviços não realizados efetivamente.

A denúncia da PGR fala que "é notória a vinculação de Eduardo Cunha com a referida igreja", dando detalhes de contato dele com pastores da Assembleia de Deus. Os investigadores ressaltam também o fato de Julio Camargo nunca ter feito antes doações à igreja e a palavra dele, na delação, de que fez isso apenas como parte do pagamento de propina devida a Cunha.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet