Notícias / Justiça

09/08/17 às 08:02 / Atualizada: 09/08/17 às 08:22

'Justiça sobre rodas’ faz atendimentos no interior

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Justiça sobre rodas’ faz atendimentos no interior

Foto: Nativa News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do programa Juizado Especial Itinerante (JEI), prepara novos atendimentos em todo o Estado. O programa já realizou mais de mil entendimentos nesse primeiro semestre e 100 reuniões para conciliação e mediação de conflitos de menor complexidade como causas relacionadas ao Direito de Família (pensão alimentícia, guarda, visita, divórcio consensual, casamento, entre outros), Direito do Consumidor, cobrança, conflito de vizinhança e questões ligadas à aposentadoria.

O oficial de justiça do TJMT e colaborador do JEI, Celso Victoriano, explica que o programa leva luz a regiões distantes dos grandes centros urbanos de Mato Grosso. “Nós temos muita expectativa, pois nesse semestre iremos pela primeira vez em alguns municípios. Isso é inédito e muito importante para essas pessoas que estão afastadas geograficamente. Nós iremos aonde o povo está, essa é uma justiça que vai aonde as pessoas mais necessitam. Então, quando chegamos nesses locais, levamos um pouco de luz aos conflitos que lá existem”, disse.

Até agora o JEI passou pelos municípios de Ribeirãozinho, Barra do Garças, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Juara, Juruena, Cotriguaçu, Gloria d’Oeste, Conquista d’Oeste, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Cáceres, Nova Olímpia, Barra dos Bugres, Nobres, Luciara, Alto Boa Vista  e São Félix do Araguaia.

No segundo semestre já estão programadas visitas aos municípios de Cocalinho e Nova Nazaré.

O Juizado Especial Itinerante visitou no mês de julho os municípios de Luciara e Alto Boa Vista, ambas na região de São Félix do Araguaia. No mês passado, 21 sessões saíram com acordos, quatro sem acordo, 66 mandados expedidos, oito atendimentos relacionados a conflitos familiares, 50 pessoas atendidas e 80 pessoas ao todo envolvidas na ação.

Proposta do JEI – A proposta é de aproximar a Justiça Estadual da população menos favorecida. Os atendimentos são realizados no interior de um ônibus adaptado com computadores, impressoras, mesas, cadeiras e ar condicionado. Além de equipe formada por juiz, conciliadores, assessores e assistentes, o atendimento é feito num gabinete comum, mas sobre rodas. A competência do JEI é restrita aos casos mais simples e causas cujo valor não supere 20 salários mínimos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet