Notícias / Saúde

03/08/17 às 21:02

Ortopedista alerta sobre a importância do colchão para uma boa noite de sono

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ortopedista alerta sobre a importância do colchão para uma boa noite de sono

Foto: Divulgação

Diversos estudos científicos já comprovaram que, para que o dia seja produtivo e saudável, um dos principais fatores é ter uma boa noite de sono. Sem ela, você pode apresentar alteração de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração e raciocínio, baixo rendimento imunológico, entre outros problemas. Um dos principais atributos que influem em uma noite de sono bem dormida é o colchão. Ele é o item básico para o conforto do indivíduo e deve ser escolhido de forma criteriosa.
                       
De acordo com o médico residente em Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público, Vinicius Fernandes Amorim, a má escolha de um colchão pode acarretar em baixa produtividade tanto intelectual quanto na disposição física e em problemas posturais relacionados com dores articulares e musculares. Apesar das camas possuírem uma função muito mais estética, também são importantes para uma boa noite de sono. Há vários modelos, como a cama box, que tem uma base fixa e o tamanho exato do colchão. 
                       
O principal sinal que a pessoa deve observar para saber se deve ou não trocar de colchão é a constatação de que ela está acordando regularmente com dores musculares, de acordo com o especialista. Outro sinal é o desgaste do colchão. “Quando o colchão está velho, começa a ficar deformado, com buracos na região onde a pessoa deita”, explica. Portanto, não adie a substituição do colchão, porque ele pode causar sérios problemas a longo prazo.
                       
Colchões muito moles não são a melhor opção, pois, com eles, a coluna não fica bem sustentada, ocasionando dores nas costas. Por outro lado, se o colchão for muito duro, a pessoa vai se sentir desconfortável e vai ter um sono de má qualidade. O ideal é optar por uma superfície relativamente firme que alinhe a sua postura. A coluna deve ficar na mesma posição que ela fica quando você está em pé. Por isso, teste o colchão ainda na loja para ver se você se sente confortável e se sua coluna fica ereta.
                       
Amorim explica que o material com que é feito não é o mais importante – pode ser tanto de mola quanto de espuma. Mas se for de espuma, é importante observar a medida de densidade. “A densidade do material varia conforme o peso e a altura da pessoa”, explica o ortopedista. Se uma pessoa utilizar um colchão com uma densidade inferior do que ela precisa, isso pode interferir na saúde do consumidor e na durabilidade. A medida presente na maioria dos colchões do mercado vai desde d23 (menor e mais leve) até d45 (que suporta mais peso e é maior). Para saber qual é o melhor para você, algumas marcas disponibilizam calculadoras de densidade em seus sites, mas você também pode procurar tabelas de peso e altura para descobrir o mais adequado de acordo com seu biotipo.
                       
Por fim, Amorim explica que dores na região dorsal geralmente são causadas por múltiplos fatores. “Pode estar envolvido o colchão, o sedentarismo e as atividades do dia a dia, como ficar muito tempo sentado ou passar muito estresse, causando uma contratura muscular”, diz. Como dica, o especialista recomenda manter o peso adequado por meio de uma alimentação saudável e sempre praticar algum tipo de esporte para manter a musculatura firme.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet