Notícias / Barra do Garças

02/08/17 às 09:31

Barra do Garças - Após 10 anos sem enxergar, primeiro atendido na Caravana será operado

Rodrigo Maciel Meloni | Gcom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças - Após 10 anos sem enxergar, primeiro atendido na Caravana será operado

Foto: Francisco Alves- Gcom-MT

A palavra ‘sonho’ traduz o sentimento de quase todos os cidadãos que são atendidos nas cirurgias oftalmológicas ofertadas pelo Governo do Estado durante a Caravana da Transformação. Com o aposentado João Paixão Ferreira dos Santos, 64 anos, não foi diferente. 

Primeira pessoa a passar pelo atendimento na madrugada desta terça-feira (01.07), João Paixão disse que voltar a enxergar com perfeição, após 10 anos vendo quase tudo embaçado, é um ‘sonho’ que se torna realidade. 

“Por mais de 10 anos eu tenho visto a vida de um jeito que ninguém deveria, tudo parece confuso. As vezes me apontam coisas, me mostram isso ou aquilo, e eu com vergonha digo que vi, mas na verdade é angustiante não compartilhar momentos com meus familiares; finalmente isto vai mudar”, disse João. 

O aposentado, que chegou ao Centro Olímpico de Barra do Garças (520 km de Cuiabá) às 5h12, foi o primeiro cidadão a ser atendido pela equipe médica da Caravana da Transformação. “Quando eu comecei a perceber que tinha algo errado com minha visão nem sabia o que era catarata, e convivi com esse problema por mais de 10 anos. Agora é hora de ter uma vida nova”, diz o aposentado. 

Informado de que será operado às 5 horas da madrugada desta quarta-feira (02.07), um dia depois de ser atendido, João se espantou com a velocidade com que será atendido. “Nem parece que está acontecendo de verdade”. 

Crítico, ele aproveitou para deixar um recado para os políticos brasileiros: “Se metade de nossos políticos fizessem o trabalho que está sendo realizado aqui nós não teríamos os problemas que temos na área da saúde”.

João Paixão faz parte de uma população que demanda serviços de saúde. Até hoje, mais de 21 mil cidadãos mato-grossenses foram beneficiados pelas cirurgias oftalmológicas. Os serviços que compõem os atendimentos de saúde da Caravana da Transformação integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), e o espaço onde se dão estas cirurgias contam com profissionais de saúde e unidade móveis adaptados para realização de procedimentos oftalmológicos, com foco nas cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Em Barra do Garças a ação beneficiará os municípios localizados na microrregião do Alto Araguaia, atendendo a população de Pontal do Araguaia, General Carneiro, Novo São Joaquim, Campinápolis, Torixoréu, Ribeirãozinho, Araguaiana, Araguainha, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet