Notícias / Barra do Garças

02/08/17 às 09:03

Barra do Garças - Mais de mil pessoas são atendidas no primeiro dia de Caravana

Por causa do quantitativo, cirurgias foram adiantadas para início nesta quarta-feira (02.08)

Julia Oviedo | Gcom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças - Mais de mil pessoas são atendidas no primeiro dia de Caravana

Foto: Francisco Alves/Gcom-MT

A oitava edição da Caravana da Transformação atendeu, no primeiro dia, 1.141 pessoas, e realizou o total de 4.379 procedimentos oftalmológicos (consultas e exames). Ao todo, 1.229 cirurgias foram agendadas, sendo 1.044 de catarata, 105 de pterígio e 80 yag lasers. O evento está sendo realizada até o dia 12 de agosto, em Barra do Garças.

Por este motivo, os procedimentos cirúrgicos foram adiantados de quinta-feira (03.08) para esta quarta-feira (02.08), segundo dia da Caravana. O quantitativo já era esperado pela coordenação-executiva, que planejou o evento para ser o maior já realizado até hoje, com expectativa de oito mil atendimentos e pouco mais de quatro mil cirurgias oftalmológicas.

“Nós já sabíamos que Barra do Garças seria uma grande Caravana, principalmente pela quantidade de idosos que o município possui. Antes do início do evento, já tínhamos agendado 3.500 pessoas somente do município-sede, sem contar as outras 17 cidades atendidas pelo programa. Então, temos boas perspectivas para o atendimento da região”, avalia o coordenador-geral do evento e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Até mesmo a demanda espontânea, que são os atendimentos não agendados, é direcionada a pessoas acima dos 55 anos, já que o programa visa à realização de cirurgias oftalmológicas, com foco principalmente na catarata. “Muita gente nos procura para realizar exames de vista e esse não é nosso objetivo. Nosso intuito é atender as pessoas que já estão há muito tempo na fila de espera para uma cirurgia de catarata”, lembra a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.

Nesta quarta-feira (02.08), começam a serem recebidas as primeiras caravanas de outros municípios. Pacientes de Campinápolis, General Carneiro, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Torixoréu e Querência serão atendidos. Também está previsto o atendimento de 100 indígenas de diferentes etnias.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pandemia com clausura

Quando chegamos ao Planeta Terra encontramos dificuldades no convívio com pessoas que vamos encontrando pelo caminho. Interessante que não adianta nos mudarmos de bairro, cidade e até de estado, que vamos nos deparar com...

 
 
 
 
Sitevip Internet