Notícias / Agronegócios

20/08/15 às 11:40

Alta demonstra aos pecuaristas como ter mais rentabilidade e produtividade nos rebanhos com o uso da inseminação artificial

Alta demonstra aos pecuaristas como ter mais rentabilidade e produtividade nos rebanhos com o uso da inseminação artificial

Rem Caballero – Touro mais valorizado da raça Nelore no Brasil

Uberaba, 20 de agosto de 2015 - O mercado de inseminação artificial no Brasil continua em ascensão. Segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), no ano de 2014 foram comercializadas aproximadamente 14 milhões de doses de sêmens, (corte e leite).

Segundo o presidente da Alta, Heverardo Carvalho, neste ano o mercado de inseminação artificial deve crescer em torno de 5% a 6% em doses e o faturamento ficaria em torno de 8% a 10%. Já a Alta, pretende crescer 9% em doses e 11% em faturamento. 

O mercado brasileiro é considerado um dos maiores exportadores de carne bovina, mas apenas 10% das vacas no Brasil são inseminadas, ou seja, 90% das matrizes ainda fazem uso da monta natural.
“A inseminação artificial é uma tecnologia rentável, econômica e tem o resultado mais eficaz quando comparado à monta natural.  O desinteresse, a falta de conhecimento e o medo da mudança são os fatores que mais dificultam o pecuarista investir em inseminação artificial, porém o principal motivo é a falta de informação. Embora seja uma ferramenta excepcional para aumentar os lucros, é pouco explorada entre os pecuaristas”, afirma o presidente.

Outro fator que prejudica a rentabilidade da fazenda é a gestão administrativa. “Se não houver uma boa administração, a inseminação artificial não será suficiente para garantir a produtividade eficiente. Um dos maiores erros que o pecuarista tem cometido é o não acompanhamento da gestão do negócio. Ele acha muito, observa tudo e não anota nada. É preciso acompanhar de perto todo o desempenho da propriedade, para que alcance os resultados almejados”, ressalta Heverardo.

A Alta tem investido na compra de touros, treinamentos e desenvolvimento de programas, para que o pecuarista seja assistido de forma integral. “Constantemente, contratamos touros que possuem alto potencial genético. Para selecionar novos touros, buscamos não somente o que o mercado quer, mas principalmente o que o pecuarista necessita. É extremamente importante saber identificar quais são as fraquezas do rebanho do cliente para encontrarmos um touro que ajude a atingir o mercado que ele atende”, explica Heverardo.

Atualmente, as técnicas utilizadas para potencializar a produção do gado de leite e de corte são diversas. Foram criados diversas tecnologias, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A tecnologia traz diversas vantagens ao pecuarista, como: a diminuição da mão de obra (que elimina a necessidade de detecção de cios), o aumento do índice de prenhez em intervalos curtos, a inseminação em maior escala, o ganho de peso ao desmame e a escolha de animais com alto potencial genético para diversas características. O pecuarista pode moldar o rebanho de acordo com as suas expectativas.

Neste ano a Alta lançou o programa Concept Plus Corte, que identifica touros com as melhores taxas de concepção no campo, ou seja, destaca touros com alta fertilidade. Para realizar esta análise, é feita uma coleta de dados com base nas informações concedidas por mais de 80 técnicos distribuídos em todo o Brasil. E em seguida, é executado um criterioso método bioestatístico para validar um índice de fertilidade em cada touro. Os touros identificados com alta fertilidade recebem o selo Concept Plus, enquanto os piores touros são excluídos da bateria da Alta.

 “O Concept Plus Corte é um projeto arrojado e extremamente importante para a pecuária nacional. Ele busca respostas concretas sobre a variação de concepção de touros no campo, que não são explicadas pelas análises laboratoriais, acabando de vez com uma grande rede de especulações que são cultivadas no mercado de IATF”, esclarece Heverardo.

Exportação - Com o aumento do dólar, o investimento em genética vai aumentar. Para o produtor de leite, este cenário é totalmente positivo, pois encarece o leite importado no país. O Brasil também está entre os maiores exportadores mundial de carne, com a alta do dólar, o pecuarista também “sai” lucrando.

A produção de carne e de leite são rentáveis, desde que sejam adotados sistemas confiáveis e que tragam resultados. “Investir em inseminação artificial é muito barato. O custo do sêmen é muito baixo, ou seja, corresponde a 0,5% a 1% da composição do custo de leite ou de carne. Se falarmos que o sêmen vai subir 20% devido ao aumento do dólar, 20% de 1 é igual a 0,2”, comenta Heverardo Carvalho.

Recentemente, o Ministério da Agricultura anunciou as habilitações para exportação de carne in natura para os EUA em treze estados. Para atender às exigências do mercado, o pecuarista precisará adequar-se ao uso de novas tecnologias para o desenvolvimento do rebanho.

“O Brasil exporta praticamente para todos os países, existem poucas exceções e os EUA era uma delas, portanto esta habilitação para importação da carne brasileira é positiva. É uma forma de romper barreiras com outros países, pois irão nos enxergar com outros olhos. A abertura de novos mercados é sempre muito importante”, finaliza Carvalho.

Sobre a Alta - A Alta hoje é considerada uma das maiores e mais importantes centrais de coleta, processamento e distribuição de sêmen do mundo -  foi fundada no Brasil em maio de 1996, em Uberaba, Minas Gerais, sob o comando de Heverardo Rezende de Carvalho. Composta por mais de 130 colaboradores em sua Matriz em Uberaba, e mais de 700 em todo o país está localizada na BR 262, Km 4 - Campo Grande/MS.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet