Notícias / Concursos e Seleções

26/07/17 às 17:56

Cuiabá - Chef Anwar Curvo é bicampeão da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”

Acrismat em parceria com o Senac/MT realizaram evento com participação de 11 chefs e com jurados que avaliaram o sabor e a criatividade dos pratos

Ícone Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Chef Anwar Curvo é bicampeão da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”

Ganhador da Gincana Anwar Curvo

Foto: Assessoria

Pratos repletos de cores e sabores diferentes a base de carne suína. Assim foi a 6ª edição da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”, realizada nesta terça-feira (26.07), na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge, em Cuiabá. O evento foi promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).

A gincana contou com a participação de 11 candidatos e a disputa foi acirrada, a primeira colocação ficou apenas um ponto a frente do segundo mais votado. E o vencedor e agora bicampeão da gincana foi o “cozinheiro” como prefere ser chamado, Anwar Vaz Curvo, com a receita lascas de joelho suíno ao molho aromatizado com ervas acompanhado de maça ao creme.

“A preparação foi difícil mais uma vez, esse ano foram mais opções de cortes, mas escolhi o joelho até por considerar um grau de desafio maior. Como no ano passado, busquei a inspiração em minha mãe, que sempre trabalhou com culinária, lembrei de uma receita de maçã que ela fazia e coloquei como acompanhamento para o prato. Fiz o que eu gostaria de comer se fosse em algum restaurante”, afirmou Anwar.

O “cozinheiro” falou também sobre a pressão, de defender o título de campeão da gincana do ano passado. “Quando anunciaram o terceiro e o segundo colocado, a tensão aumentou já que esse ano todos os pratos foram bem elaborados, quando anunciaram o meu prato como vencedor foi um alívio”, contou.

Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, os chefs surpreenderam mais uma vez com pratos criativos, que cumpriram com sua função de incentivar o consumo da carne suína. Além de mostrar que as possibilidades com a proteína na cozinha são enormes.

“A associação prima por trazer e mostrar os benefícios que a carne suína oferece, este momento é ímpar para a cadeia produtiva da suinocultura para poder expor os cortes diferenciados e a diversidade da carne”, pontuou.

De acordo com a instrutora de gastronomia e turismo do Senac/MT, a chef Márcia Mesquita, a parceria entre a instituição e a Acrismat, que já dura seis anos, é importante para mostrar a versatilidade da carne suína e desmitificar o seu consumo.

“A gincana tem como objetivo divulgar a diversidade dos cortes suínos e ajudar na elaboração de novos pratos, usando a criatividade dos chefs, o que também auxilia na inserção da carne nos cardápios de restaurantes. E para o Senac é um prazer junto com a Acrismat trabalhar no fomento do consumo da carne suína”, ressaltou.
 
Pratos Participantes

Os 11 pratos participantes da 6ª edição da gincana foram: Lascas de joelho suíno ao molho aromatizado com ervas, acompanhado de maça ao creme; Costelinha suína com mamão verde e purê de mandioquinha; Ossobuco milanese com risoto de açafrão e ciabata; Mignon suíno ao creme de pimenta e purê de maracujá com manjericão; Medalhão de mignon suíno ao molho de mostarda dijon, acompanhado de risoto de pera e gorgonzola; Ossobuco com rosti de batata doce ao molho de melancia; Costela suína grelhada, regada a redução de romã com vinho; Mixiote na folha de bananeira guarnecido de arroz vermelho; Rocambole recheada; Picanha ao molho agridoce e farofa de castanha; Tartar suíno com gema curada defumada.
  • Cuiabá - Chef Anwar Curvo é bicampeão da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”
  • Cuiabá - Chef Anwar Curvo é bicampeão da Gincana “O melhor da carne suína mato-grossense”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet