Notícias / Agronegócios

26/07/17 às 17:42

Em reunião com o MAPA, FPA recebe aceno para solucionar crise do setor produtivo de carne

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em reunião com o MAPA, FPA recebe aceno para solucionar crise do setor produtivo de carne

Foto: Assessoria

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Nilson Leitão, esteve reunido nesta quarta-feira (26/7) com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Martins, e representantes do setor pecuário. O debate girou em torno de alternativas para enfrentar a crise gerada a partir da Operação “Carne Fraca”, em março deste ano, e a recente suspensão da importação de carne bovina fresca pelos Estados Unidos devido a preocupações sanitárias.

“A grande novidade que marca este novo momento vivido pelo setor é a organização de toda a cadeia produtiva para resolver as questões mais urgentes, ou seja, sempre estivemos de costas um para o outro, o produtor de costas para o frigorífico e assim por diante”, disse Leitão.

Segundo ele, a partir desta união, iniciada em Cuiabá, por grandes entidades como a Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Governo do Estado, será mais fácil superar a crise e sensibilizar o governo federal. “Chamamos a CNA e conseguimos colocar toda a cadeia produtiva na mesa para discutir a modernização do setor com harmonia e tranquilidade” ressaltou.

O ministro Blairo Maggi informou que a Pasta já trabalha favoravelmente às sugestões apresentadas em julho deste ano, pela FPA, para enfrentamento da crise. “Estamos trabalhando internamente para apresentar as melhores soluções que contemplem o setor”.

Entenda

No início do mês, o presidente da FPA apresentou ao MAPA três ofícios com sugestões específicas para atenuar a crise do setor pecuário, melhorar a eficiência do sistema de inspeção, com foco em ações que coíbam fraudes e com proposta de nova orientação para vacinas contra a febre aftosa.

Entre as propostas, está a verticalização da linha de comando da inspeção, diminuindo o número de intermediários, e a adoção de um novo modelo, mais moderno e eficiente. O documento também traz recomendações sobre a vacinação contra a febre aftosa como, por exemplo, a priorização pela via de aplicação subcutânea, a fim de minimizar o risco de a vacinação causar abcessos ou lesões, e a retirada da saponina dentre os componentes da vacina.

Com o objetivo de sanar irregularidades no Sistema de Inspeção Federal a fim de diminuir os problemas constatados na Operação Carne Fraca, a FPA solicitou ainda a realização de auditoria interna no Ministério da Agricultura para apurar os desvios de conduta profissional praticados por servidores e puni-los com as medidas cabíveis.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet