Notícias / Curiosidades

24/07/17 às 16:51

Como identificar um botijão de gás falsificado

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como identificar um botijão de gás falsificado

Foto: Reprodução pixabay.com

Presença essencial em milhões de residências de todo o país, o botijão de gás garante refeições saborosas e quentinhas a todo momento. No entanto, a comercialização de botijões falsificados tem ocorrido com uma frequência cada vez maior, e isso pode colocar em risco a vida do consumidor.

Para evitar a compra de gás falsificado, reunimos abaixo algumas dicas de como identificar um botijão clandestino e como denunciar as revendas que repassam esse tipo de produto ao cliente.

Identificando e denunciando

É comum que as revendas clandestinas operem de forma ilegal e sem qualquer segurança. Entre as operações desempenhadas por estes estabelecimentos, está a divisão dos botijões, de forma a fazer com que o gás “renda mais”, o que obviamente é muito arriscado. Nessa prática, os adulteradores dividem o conteúdo de um botijão de 13 quilos em dois vasilhames, vendendo ao consumidor um recipiente com metade do que é prometido e manipulado de forma indevida, o que aumenta o risco de vazamentos e explosões.

Essas empresas também costumam trocar o GLP por outras substâncias, como água. Além de enganar o consumidor, isso pode trazer riscos realmente altos, pois o produto pode conter materiais inflamáveis.

Sempre observe as condições do vasilhame. Apesar de alguns estabelecimentos clandestinos “maquiarem” o produto, dificultando o reconhecimento, outros não têm esse tipo de cuidado. Viu amassados, ferrugem, pintura em más condições, problemas na rosca, entre outras avarias? Recuse o recebimento. Esse tipo de alteração vai além da questão visual, e pode esconder rachaduras e outros problemas.

Quando o consumidor adquire um botijão falsificado, acaba mantendo a atividade deste tipo de negócio. Para evitar dores de cabeça e outros contratempos mais sérios, somente compre produtos de distribuidora de gás de confiança, certificada pelas empresas de gás da região em que você mora. O vasilhame deve sempre conter lacre e uma etiqueta de identificação, e a revenda precisa estar disponível para atender solicitações e emergências.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet