Notícias / Política

19/08/15 às 19:09 / Atualizada: 19/08/15 às 19:47

MAPA garante Frigorífico de Peixes no Araguaia

Naiara Martins da Assessoria

em colaboração com Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
MAPA garante Frigorífico de Peixes no Araguaia

Foto: Carlos Silva - MAPA

Brasília/DF, 17h20 – A junção de esforços entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Senador Blairo Maggi garantirá a construção de um frigorífico de peixes no Norte Araguaia. Diferente da proposta inicial da audiência que trataria basicamente sobre as liberações ambientais envolvendo rodovias no estado, a ministra Kátia Abreu surpreendeu a comitiva matogrossense ao anunciar o interesse do ministério em fomentar a piscicultura na região.

Segundo a ministra, existe uma larga demanda de pequenos e médios produtores que anseiam pela fortalecimento da cadeia produtiva do peixe na região, aptidão essa reforçada inclusive por estudos e levantamentos realizados pela pasta na região, que possui principalmente na bacia do rio Araguaia um forte atrativo para a atividade, aliado ainda a outros rios potencialmente ricos, como o Das Mortes, Tapirapé, Fontoura, entre outros.

Parte dos recursos para construção da unidade será aportado pelo MAPA que também fornecerá o projeto padrão da planta frigorifica. O senador Blairo Maggi participará com o restante dos recursos, via emenda parlamentar. Dentro da proposta, o ministério pretende atuar fortemente na promoção de palestras técnicas, visitas e orientações aos produtores.

O deputado Baiano Filho também tratou sobre a conclusão do processo de aquisição de uma escavadeira para o município de Vila Rica. O equipamento que será doado pelo MAPA, já está licitado e aguarda apenas pela liquidação do processo (pagamento). Baiano aproveitou para reivindicar a doação de uma nova escavadeira, desta vez em atendimento ao município de Serra Nova Dourada. Os equipamentos foram assegurados pela ministra e atenderão especificamente ao fomento das demandas relacionadas à pisicultura na região.

Quanto aos licenciamentos ambientais para continuidade das pavimentações rodoviárias, Kátia Abreu propôs uma reunião conjunta com a presença da FUNAI, Ministério dos Transportes, DNIT e IBAMA. A audiência também terá a articulação do senador Blairo Maggi.

O presidente da Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) e prefeito de Confresa Gaspar Lazari também participou das discussões.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet