Notícias / Agronegócios

17/07/17 às 10:18

Valor Bruto da Produção de Mato Grosso cresce 1,4%

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Valor Bruto da Produção de Mato Grosso cresce 1,4%

Foto: Divulgação

O Valor Bruto da Produção (VBP) de Mato Grosso saltou de R$ 60,97 bilhões para R$ 61,82 bilhões na terceira estimativa de 2017 feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço de 1,4% em relação à estimativa passada foi motivado por uma melhora no VBP da agricultura, que mesmo com a tendência de queda nos preços de comercialização, apresentou crescimento devido à previsão de maior produção das safras.
 
Em contrapartida, o VPB da pecuária apresentou queda de 2%, puxada principalmente pela bovinocultura de corte que teve quedas no abate e nos preços. As quedas foram ocasionadas pelas questões políticas e econômicas que atingem a cadeia da carne mato-grossense.
 
Segundo o gestor Técnico do Imea Ângelo Ozelame, o aumento anual do VPB da agricultura foi de 15,6% e isso ocorreu devido à elevação das safras, tanto de soja, como de milho e de outras culturas como o feijão e girassol. “A produção de milho, por exemplo, foi revisada e a nossa previsão é que seja de 29,5 milhões de toneladas, a maior quantidade produzida do cereal em Mato Grosso”, conta Ozelame.
 
O gestor salienta que embora o aumento do VBP seja positivo para a economia do estado ele não significa renda para o produtor. “Temos um aumento muito grande na produção, porém os preços estão muito próximos ou até abaixo do ponto de equilíbrio em algumas culturas. Dependendo da forma de comercialização e do custo, o produtor pode não ter lucro com a safra”, explica.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet