Notícias / Notícias Gerais

14/07/17 às 10:26

Projeto que cria Consórcio da Amazônia Legal é aprovado em MT

Nayara Takahara | Seplan-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Projeto que cria Consórcio da Amazônia Legal é aprovado em MT

Formalização da intenção de criação do bloco foi assinada durante encerramento do 14º Fórum da Amazônia Legal

Foto: Bruno Corsino / Secom Rondônia

O Poder Legislativo de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (12.07), o projeto de lei nº 310/2017 que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A proposta foi enviada para apreciação dos parlamentares na mensagem nº 49/2017 pelo Executivo estadual, na última quinta (06.07).

Formado por todos os estados da região Norte, além de Mato Groso e do Maranhão, o Consórcio da Amazônia Legal objetiva estabelecer uma agenda positiva e integrada para o desenvolvimento sustentável dos seus entes federados. O Protocolo de Intenções, documento que aponta as diretrizes para o funcionamento do Consórcio, foi celebrado entre os estados durante a décima quarta edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Rondônia, no mês de maio.

O secretário de Planejamento de Mato Grosso, Guilherme Müller, comemorou a aprovação e ressaltou que o bloco possui grande representatividade frente ao território nacional. “Com a integração de políticas e iniciativas nas áreas da segurança pública, meio ambiente, infraestrutura e logística, por exemplo, fortaleceremos ainda mais a região nos contextos nacional e internacional”, disse.

Dentre as finalidades do Consórcio da Amazônia Legal destacam-se a integração de políticas e iniciativas na área de segurança pública, com ênfase nas regiões de fronteira; o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e logística com vistas à integração da região e inserção nacional e internacional; a atuação integrada para a captação de investimentos e ampliação das fontes de recursos voltadas ao fomento da Amazônia, à conservação de sua biodiversidade, florestas e clima e ao desenvolvimento de projetos voltados à economia de baixo carbono, entre outras.

A próxima reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal será sediada por Mato Grosso, nos dias 10 e 11 de agosto, em Cuiabá.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet