Notícias / Nacional

14/07/17 às 09:45

Conheça Melhor o Brasil - Ilha do Bananal: Maior ilha fluvial do mundo

Geografia News

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conheça Melhor o Brasil - Ilha do Bananal: Maior ilha fluvial do mundo

Com aproximadamente 25 mil km², a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo.

Foto: Divulgação

Situada na divisa entre os estados de Goiás. Mato Grosso e Tocantins é cercada por dois grandes rios: o Javaés e o Araguaia e atrai muitos visitantes para as cidades próximas, sendo os mais turísticos Pium, Caseara e Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

A Ilha do Bananal possui grande importância ambiental e cultural, uma vez que é um dos maiores santuários ecológicos do país com uma enorme diversidade de fauna e flora, fato que se dá pela região estar localizada na faixa de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.


 
A beleza natural do lugar faz com que o ecoturismo seja uma das principais atividades realizadas na região juntamente com a pesca esportiva, como acontece no município de Lagoa da Confusão além de ainda poder nadar, praticar esportes aquáticos e ainda conhecer projetos e iniciativa ambientais como o Projeto Quelônios que protege filhotes de tartarugas ameaçadas de extinção.


Foto: Jornal do Tocantins

Além disso também existem várias possibilidades de fazer trilhas, passeios turísticos em praias e lagos naturais e artificiais e em comunidades indígenas e locais históricos. Em Formoso do Araguaia (TO), maior município da região da Ilha do Bananal, a principal atividade é a observação de pássaros, atividade muito praticada, haja vista a diversidade de pássaros da região e pode também visitar o Projeto Rio Formoso, maior projeto de irrigação em terras contínuas da América Latina, entre outros.



A região é rica, cheia de diversidade e curiosidades, proporcionando aos turistas uma experiência única, tem bons hotéis, pousadas, camping, restaurantes, tudo para que quem chega à região queira voltar.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet