Notícias / Política

12/07/17 às 09:48

Baiano reúne APAES em agenda com Pedro Taques

Naiara Martins

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Baiano reúne APAES em agenda com Pedro Taques

Foto: Assessoria

O deputado Estadual Baiano Filho (PSDB) promoveu em Cuiabá, um grande encontro entre o governador Pedro Taques e os mais de 40 presidentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) de Mato Grosso. Na pauta, reivindicações acerca da ampliação dos recursos destinados à melhoria no atendimento de crianças portadoras de necessidades especiais, como também o repasse de informações técnicas referentes à captação de novos recursos e a formalização de convênios.  

A agenda foi intermediada por Baiano, que desde 2001, desenvolve uma relação de proximidade com os trabalhos desenvolvidos pelas associações. Baiano exemplificou frisando sua atuação para a estruturação da APAE de Sinop. Ele lembra, que enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Sinop destinou no ano de 2001 todo o duodécimo repassado à câmara para a construção do ginásio de esportes da associação.   

Em Cuiabá, os presidentes enfatizaram a necessidade do Estado manter a assiduidade no pagamento dos repasses, e questionaram os frequentes atrasos na quitação de convênios. Os dirigentes também apresentaram o acréscimo nas demandas para atendimento da educação especial, inclusive com demonstrativos para o pagamento de servidores, cuja contratação obedece a critérios específicos envolvendo profissionais especializados, como fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo e neurologista.

Nesse sentido, Baiano salientou que a lei 13.019/14, que disciplina o repasse de recursos vinculados às Secretarias de Estado de Educação (SEDUC) e de Trabalho e Assistência Social (SETAS) para atendimento das associações, não autoriza a aplicação do recurso para o pagamento de pessoal. Assim, o deputado propôs liderar junto a Assembleia Legislativa a alteração da lei, com a possibilidade de que parte do recurso possa ser investida na contratação de profissionais.

As APAES possuem, ou ao menos, deveriam possuir uma equipe multidisciplinar de apoio especializado com atuação coletiva e/ou individual para o atendimento de alunos, familiares e comunidade, prestando serviços complementares ao trabalho pedagógico, e o cumprimento de requisitos básicos à formação educacional das crianças com deficiência.

O governador Pedro Taques estipulou uma agenda de visita das APAES ao Palácio Paiaguás, onde serão analisadas as demandas individuais, e colhidas sugestões para melhoria do atendimento. A primeira a ser recebida será a associação de Chapada dos Guimarães, na próxima semana.


Além dos secretários de Marcos Marrafon (SEDUC), e Maxi Russi (SETAS), também participaram os presidentes das APAES de Cuiabá, Mirassol D´Oeste, Itiquira, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Itaúba, Nova Guarita, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Vera, Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Nortelândia, Porto Estrela, Sapezal, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Nova Maringá. Ainda participaram a presidente da Federação Mato-grossense da APAES, Doraci Gomes, e a presidente da Federação Nacional das APAES, Araci Maria da Silva Lêdo.    

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet