Notícias / Notícias Gerais

10/07/17 às 15:21

Municípios do Norte de Mato Grosso se unem para cobrar conclusão da BR-242

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Municípios do Norte de Mato Grosso se unem para cobrar conclusão da BR-242

Foto: Divulgação

Inconformados com a morosidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), representantes dos municípios de Sorriso, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Brasnorte estão se mobilizando para cobrar a conclusão da obra de pavimentação asfáltica da rodovia BR-242.
 
Composto por lideranças políticas, produtores rurais, empresários e representantes de classes, o grupo se reuniu nesta sexta-feira (07), no Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Ubiratã, para a criação de uma ‘comissão permanente’ responsável em articular, junto às esferas estadual e federal, uma solução definitiva para o problema.
 
Conhecida nacionalmente como “Corredor Leste-Oeste”, a BR-242 é uma das mais importantes rotas de escoamento de grãos do país interligando Mato Grosso aos principais portos do Norte do país, como Miritituba no Estado do Pará e Itaqui no Maranhão.
 
“Nós queremos saber por que uma obra tão importante como essa ainda estar paralisada, trazendo transtornos e prejuízos à classe produtora. Hoje a safra desta região é escoada através dos portos de Santos, Paranaguá (ambos São Paulo) e Santarém (Pará). Com a conclusão da BR-242 nós teremos uma alternativa melhor que é o porto de Itaqui no Maranhão ou Miritituba no Estado do Pará”, explica o empresário do ramo imobiliário e produtor rural, Odir José Nicolodi (Caçula).
 
A opinião é compartilhada pelo prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos. Para o gestor municipal a paralisação da obra é reflexo da ingerência por parte do governo federal.
 
“A impressão que temos é que o Norte de Mato Grosso está esquecido. Estamos nos organizando para mudar essa realidade e reivindicar um direito nosso, haja vista a importância desta região para o agronegócio brasileiro”, assegura.
 
Para o vice-prefeito de Paranatinga, Diego Darlei Roesler (Diego do Salto), além de prejuízos ao setor produtivo à precariedade da BR-242 oferece risco eminente a milhares de famílias que vivem no entorno.
 
“Hoje o município de Paranatinga compõe o Polo de Saúde de Rondonópolis. Com o término da obra da BR-242 nossa expectativa é firmar convênios com as cidades como Nova Ubiratã, Sorriso e Sinop reduzindo a distância percorrida trazendo mais agilidade e segurança aos munícipes, em especial aqueles que residem nos distritos e comunidades rurais”, argumenta.
 
Audiência Pública

A comissão permanente aprovou, por unanimidade, a realização de uma Audiência Pública marcada para este dia 28 (sexta-feira), em Nova Ubiratã.
 
O evento, que contará com a presença de deputados (estaduais e federais), senadores e representantes do governo federal, discutirá mecanismos para a retomada das obras.
 
“O primeiro passo é descobrirmos por quais motivos essa obra foi paralisada. Precisamos avaliar se é por questão política, orçamentária e/ou ambiental, sendo assim sugiro que convoquemos também os representantes dos órgãos fiscalizadores. Não podemos nos esquecer de que a força política não se sobrepõe as questões técnicas”, opinou o suplente de deputado federal e produtor rural Ederson Dal Molin (Xuxu).
 
Membro da Comissão permanente, o vereador Mauricio Gomes, Sorriso, defendeu a participação popular durante os ciclos de debates.
 
“A Audiência Pública  é a oportunidade que o cidadão tem de expressar sua opinião. Estamos tratando de um assunto que envolve milhares de famílias e nada mais justo do que ouvirmos essas pessoas. Nova Ubiratã está de parabéns por conduzir essa demanda de forma democrática e participativa”, afirma o parlamentar.
 
Início dos trabalhos

Nos dias 11 e 12 (terça/quarta-feira), membros da ‘comissão permanente’ viajam á Cuiabá e Brasília onde se reúnem com as principais lideranças políticas do país.
 
“Além de convidarmos pessoalmente essas lideranças nós vamos apresentar dados que comprovam a importância dessa obra para o Estado de Mato Grosso e para o restante do país”, aponta o prefeito de Nova Ubiratã Valdenir José dos Santos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet