Notícias / Cultura

07/07/17 às 14:42 / Atualizada: 07/07/17 às 14:47

14ª edição do maior festival gaúcho será em Querência; rodeio crioulo e concurso

Rodivaldo Ribeiro, RDNews

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O maior festival de cultura regional do Brasil, o Fenart (Festival Nacional da Tradição Gaúcha) terá sua 14ª edição realizada em Mato Grosso, mais especificamente no município de Querência (distantes cerca de 970 quilômetros de Cuiabá) entre os dias 19 e 23 de julho.

Durante quatro dias, a cidade de modestos 16.061 habitantes (segundo a estimativa do IBGE para 2016 e que tinha contados 13.033 no último censo, realizado em 2010) apresentará uma festa na qual haverá apresentação e disputa de um conjunto de provas de danças, canto e declamação típicas da cultura gaúcha, além de um rodeio crioulo, um concurso das mais belas prendas (mulheres vestidas com indumentárias típicas do Rio Grande do Sul) e jogos tradicionais do regionalismo dos rio-grandenses. Também haverá uma mostra videofotográfica batizada de Pioneiros do CTG em Mato Grosso.

No rodeio crioulo, uma competição de provas campeiras de Rédeas e laços, próprias do Movimento Tradicionalista Gaúcho. No concurso das mais belas prendas, as mulheres mostrarão seus dotes em uma série de provas de postura e saudação, além de terem avaliadas suas simpatia e desenvoltura em movimentos de dança.

Os chamados jogos tradicionalistas são várias disputas em torno de modalidades esportivas bastante praticadas pelos gaúchos rio-grandenses: bocha, bolão, tava, TETARFE, truco cego, truco de amostra, solo, bocha campeira e bocha 48, jogos típicos da tradição sociocultural gaúcha.

A 14ª Fenart acontece todo ano e é promovido pela Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), por meio do Movimento Tradicional Gaúcho (MTG) e os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) associados do país.

“Equipes de vários estados do país virão para Mato Grosso, representando CTGs que se classificaram através de festivais regionais realizados ao longo de dois anos. A final é disputada na edição nacional, que este ano será realizada em Querência”, explica um dos organizadores da Fenart em Mato Grosso, Paulo Paulista.

Ele espera uma média de 10 mil pessoas circulando pela cidade a cada dia de festa. Cada uma das equipes premiadas vai receber troféus e medalhas, mas não há premiações em dinheiro ou qualquer outro objeto de valor, assim como não são cobradas inscrições para participar.

“Já temos três mil participantes inscritos nas diversas atividades da Fernart, contando os jogos tradicionalistas e rodeio crioulo, mas esse número deve chegar a cinco mil”, projeta Paulista.
Para receber quase o dobro da população em visitantes, ele explica que a cidade toda está mobilizada “há alguns meses conseguindo hotéis, pousadas, casas, escolas, chácaras para poder acomodar as pessoas nesse período”, explica Gomes Paulista, que na verdade é paranaense.
A agência de marketing responsável pela realização do evento e captação de recursos de Paulista tem experiência na realização de grandes feiras, como a Exponorte, Exporiso e outras.
CTGs
Os eventos tradicionais gaúchos foram criados para difundir e manter viva a cultura através das danças típicas com a invernada artística e as danças de salão, a culinária, a indumentária ou traje típico (a pilcha) e história, promovendo palestras, eventos e oficinas de ensaios e treinamentos.

São envolvidas todas as faixas etárias mirim (entre os seis os 13 anos), juvenil (de 14 a 17 anos), adulto (de 18 a 35 anos), veterano (dos 35 anos aos 50 anos) até os Xirús, todos com idade acima dos 50 anos. A justificativa deles é fortalecer a identidade do povo gaúcho cultivando suas tradições.

 
“Ideia é divulgar a disciplina e a educação envolvidas na manutenção dessas tradições”.
 
Durante esse período de tempo eles pretendem divulgar a disciplina e a educação envolvidos na manutenção dessas tradições por meio da imersão eficaz nas nuances do movimento, o segundo maior no mundo, de acordo com os organizadores.

O 14º Fenart reúne simultaneamente o 18º Rodeio Criouloo Nacional de Campeões e a 8ª Edição dos Jogos Tradicionalistas, tudo promovido pelo MTG-MT e o CTG Pousada do Sul.

Confira a programação da Fenart aqui e também do rodeio crioulo, além dos jogos tradicionalistas.

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet