Notícias / Justiça

18/08/15 às 13:31

COMBATE À CORRUPÇÃO: Segurança e MPF firmam parceria para mobilizar população

HÉRICA TEIXEIRA

Assessoria/ Sesp-MT

Imprimir Enviar para um amigo
O governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), e o Ministério Público Federal firmaram parceria para buscar apoio da população ao projeto de formulação de leis para o combate a corrupção. Ao todo, são 10 projetos de lei sobre o tema. 
 
A parceria foi firmada na tarde desta segunda-feira (17.08), na sede da Sesp. Participaram do encontro o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Gustavo Nogami, o secretário executivo da Sesp, Fábio Galindo, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Zaqueu Barbosa, o delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta e o diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Sadao Okada. 
 
Gustavo Nogami, disse que a parceria vai motivar a população a conhecer as propostas. “Visamos que a população conheça estes projetos de lei e se mobilize. Estas medidas foram idealizadas a partir da (Operação) Lava Jato. Nossa proposta é dificultar a corrupção e melhorar o combate. São dez eixos principais. Estes projetos nasceram da percepção das dificuldades do combate a corrupção”, destacou. 
 
Em Mato Grosso, a Secretaria de Segurança Pública vai instalar 450 postos de coletas nos órgãos ligados a pasta. O secretário executivo, Fábio Galindo, enalteceu a parceria e disse que o combate da corrupção é dever do poder público e do cidadão. “Vamos colocar postos de coletas de assinaturas nas delegacias. Daremos oportunidade para a sociedade conhecer e participar da mudança”, enfatizou Fábio Galindo. 
 
As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado. 
 
A mobilização acontece em âmbito nacional e precisa reconhecer 1,5 milhão de assinaturas nos estados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet