Notícias / Agricultura

28/06/17 às 16:47

Criação do 1º Plano Estadual de Agricultura Familiar será discutida nesta quinta-feira em Cuiabá

Representantes do Governo e da sociedade civil se reunirão, nesta quinta-feira (29.06), para aprovar o documento que norteará o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar

Assessoria | Seaf-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Criação do 1º Plano Estadual de Agricultura Familiar será discutida nesta quinta-feira em Cuiabá

Agricultura familiar é o sustento da família Nunes, que vive da extração de leite e plantio de limão na região Norte de MT

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

A minuta do Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (PEAF-MT) será discutida nesta quinta-feira (29.06), no Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Depois disso, a proposta será votada durante a 1ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

O documento visa oferecer uma visão estratégica de curto, médio e longo prazos para a ação governamental e de parceiros, além de dar visibilidade à diversidade do pequeno produtor. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), será proposta ainda a otimização e transparência do uso dos recursos públicos.

Para colocar o plano em ação, um dos recursos a serem investidos deve ter origem no Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que teve a reforma sancionada no ano passado pelo governador Pedro Taques, com alterações que podem proporcionar investimentos de cerca de R$ 30 milhões por ano para apoiar a agricultura familiar.

A minuta foi elaborada de forma participativa. Foram realizados oito encontros regionais, entre os meses de fevereiro e abril desse ano. Os eventos mobilizaram 880 pessoas, oriundas de 99 municípios (70% do total de cidades de Mato Grosso).

Os participantes debateram sobre o futuro da agricultura familiar, pautados pelos seguintes eixos temáticos: Regularização Fundiária e Ambiental; Produção Sustentável; Agregação de Valor e Comercialização; Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

Plano Estadual

A criação do Peaf-MT, que é o primeiro plano de agricultura executado pelo Estado, conta com o envolvimento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Instituto Centro de Vida (ICV) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O plano tem uma proposta de vigência até 2030 e será revisto anualmente pelo CEDRS.

Serviço
Data: Quinta-feira (29.06)
Horário: Das 14h às 18h
Local: Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), localizado, 2º Avenida Transversal S/N, Centro Político Administrativo, Cuiabá/MT.
Com informações do Ipam-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet