Notícias / Notícias Gerais

28/06/17 às 09:44 / Atualizada: 28/06/17 às 10:04

Sicredi realiza 6º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida

Evento realizado nos dias 28 e 29 de junho vai reunir e integrar toda a rede de compromisso do programa, que inclui gestores, educadores, secretários municipais de Educação e apoiadores na região Centro Norte

Ícone Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sicredi realiza 6º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida

Foto: Divulgação

Gestão Escolar Democrática, Boas Práticas, Transformar o Mundo...Brincando, Acontece em Todo Lugar são os temas que vão nortear o 6º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida, que será realizado em Cuiabá nos dias 28 e 29 de junho, no hotel Gran Odara. O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema Sicredi, cujo objetivo é a vivência dos princípios de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Em 2017, o programa completa 22 anos.
 
Em Mato Grosso, o Programa A União Faz a Vida é desenvolvido por oito cooperativas e atende 23 municípios, sendo que em outros três está ocorrendo a articulação para a implantação do Programa. Cerca de 70 mil crianças e adolescentes são atendidos, através do envolvimento de 3.743 educadores de 221 escolas, que juntas, contabilizam a realização de 2.196 projetos. Ao todo são mais de 50 apoiadores.
 
E para celebrar a grandiosidade deste programa e marcar mais um ano de realizações e de novos projetos, a Central Sicredi Centro Norte realiza a 6ª edição do Encontro Estadual em Cuiabá, promovendo a reunião e a integração da rede de compromisso do programa. O evento será realizado em dois dias e o tema deste ano é “Um Espetáculo de Programa”, que pretende mostrar que cada agente desta rede é um instrumento que colabora para que o programa A União Faz a Vida seja um verdadeiro espetáculo de cooperação e cidadania, por meio da educação. Afinal, educar também é uma arte.
 
Na noite do dia 28, o coquetel de abertura terá a palestra “Gerenciamento de Mudanças – Educação & Carreira”, por Max Gehringer, administrador de empresas, comentarista do programa Fantástico, da Rede Globo, e da rádio CBN. Ele é autor de vários livros como “Comédia Corporativa”, “Emprego de A a Z” e “Aprenda a Ser Chefe”. São esperadas cerca de 350 pessoas, entre educadores, secretários municipais de Educação e apoiadores, além de representantes do Sistema Sicredi na região, diretores e acreditadores. Também será feita uma homenagem das cooperativas aos secretários de Educação e aos facilitadores, que receberão um troféu representando por uma miniviola de cocho, que é símbolo da cultura regional.

No dia 29, o público está estimado em 550 convidados, incluindo mais 200 professores, que ao longo de todo o dia assistirão a uma série de palestras de profissionais renomados na educação brasileira (ver programação completa abaixo), uma oportunidade de conhecimento e aprendizado para os agentes fomentadores da cooperação e da cidadania nas instituições de ensino.
 
O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, reforça que esta é a maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema Sicredi e que gera números cada vez mais preciosos para a região. “Mas, os resultados de nossos esforços não estão só nos números. Está também no protagonismo de cada jovem que entende seu papel na sociedade e cresce consciente de seu valor e de suas capacidades”. Ele acrescenta ainda que os reflexos disso são sentidos no dia a dia da sociedade, que ganha cidadãos mais bem preparados para fazer a diferença na sua cidade. “Entre os resultados estão também a oportunidade de esses jovens atuarem de forma mais igualitária no mercado de trabalho, transformando para melhor os seus destinos”.
 
A gerente da Fundação Sicredi, Cristiane Nogueira do Amaral, ressalta que contribuir para a construção de um mundo melhor por meio da educação cooperativa é uma preocupação constante do Sicredi, que vai além do ambiente das cooperativas e ganha as comunidades onde estão presentes. “Entendemos que a educação, um dos princípios universais do cooperativismo, é uma maneira eficiente de promovermos a cooperação, a cidadania e uma postura empreendedora entre crianças e jovens. Para colocar este objetivo em prática, o Sicredi desenvolveu, há 22 anos, o Programa A União Faz a Vida, que estimula o protagonismo dos estudantes por meio de projetos cooperativos”, diz emendando que, “investir em educação é investir no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos”.
 
 
Programação
 
Dia 28

19h30 – Abertura do evento com a apresentação de “O Menestrel (Willian Shakespeare”, pelo professor Mauro Gonçalves da Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

20h - A homenagem das cooperativas aos secretários municipais de Educação e facilitadores.

20h30 - Palestra “Gerenciamento de Mudanças – Educação & Carreira”, por Max Gehringer, administrador de empresas, comentarista do programa Fantástico da Rede Globo e da Rádio CBN. Autor de vários livros como “Comédia Corporativa”, “Emprego de A a Z” e “Aprenda a Ser Chefe”.

21h30 - Encerramento

Dia 29

8h – Abertura do evento

8h20 - Apresentação de “O Menestrel (Willian Shakespeare”, pelo professor Mauro Gonçalves da Silva, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

8h30 – Palestra “Gestão Escolar Democrática”, por Vitor Paro, professor titular “Colaborador sênior” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde exerce a docência, a pesquisa e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Foi administrador sênior da Fundação Carlos Chagas e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É autor de vários livros como “Administração Escolar: Introdução Crítica”, “Gestão Democrática da Escola Pública”, “Por Dentro da Escola Pública”, “Educação Como Exercício do Poder”, “Crítica da Estrutura da Escola” e “Diretor Escolar: Educador ou Gerente?”.

10h – Intervalo

10h20 – Painel “Um Espetáculo de Boas Práticas”, tendo como mediadora Cristiane de Oliveira Biscaíno. Participarão do painel a coordenadora local do Programa a União Faz a Vida, Simone Pereira Borges; além da secretária municipal de Educação de Itanhangá, Suzana Bess; da diretora Vanilza Franco Pickler e do professor Sérgio Roberto Lima de Oliveira.

12h – intervalo para almoço

13h30 – Palestra “Transformar o Mundo...Brincando”, por Edgard Gouveia Júnior, arquiteto e urbanista, pós-graduado em Jogos Cooperativos. Dedica sua vida a mobilizar pessoas para que coloque a mão na massa com o objetivo de transformar o mundo num lugar melhor. É palestrante em diversos TEDX e consultor internacional na Europa, América do Norte e Ásia, onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oásis.

15h – Intervalo
 
15h20 – Palestra “Acontece em Todo Lugar”, por Sebastião Rocha, idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), criado em 1984, em Belo Horizonte (MG). Também é idealizador e diretor-presidente do Banco de Êxitos S/A – Solidariedade e Autonomia – criado em 2003, também na capital mineira.
 
17h – Apresentação musical do grupo Alma de Gato
 
17h30 - Encerramento
 
Saiba mais sobre o Programa
O Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, foi desenvolvido em 1995 para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, dos pais e da comunidade.
 
O objetivo do Programa A União Faz a Vida é promover atitudes e valores de cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa. Busca contribuir para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional com uma metodologia própria que instiga o protagonismo do aluno.
 
A metodologia do Programa proporciona espaços de aprendizado ao aluno e os torna protagonistas do conhecimento por meio de projetos educacionais cooperativos. Ele transforma o papel dos alunos nas salas de aula e contribui para a inserção de um cidadão mais cooperativo e disposto a empreender coletivamente em favor de uma vida melhor para todos, iniciando nas comunidades onde estão inseridos.
 
O Sicredi, em parceria com uma instituição de ensino superior ou assessorias educacionais especializadas, disponibiliza aos educadores a formação continuada, que é realizada por meio de encontros orientados pelos assessores pedagógicos e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania.
 
Em todo o país, o programa atende 219.866 crianças e adolescentes e envolve 18.743 educadores que atuam em 1.428 escolas, localizadas em 274 municípios, e contam com o apoio de 61 cooperativas do Sistema Sicredi. O número de projetos realizados chega a 6.601.
  • Sicredi realiza 6º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet