Notícias / Policial

26/06/17 às 20:47

Presos piloto e copiloto de avião interceptado com mais de 600 kg de cocaína em Goiás

Eles disseram à PF que saíram da Bolívia com a droga e iriam para fazenda em Jussara, sem pousar na propriedade arrendada pela família do ministro Blairo Maggi.

Vanessa Martins e Elisângela Nascimento, G1 GO

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Presos piloto e copiloto de avião interceptado com mais de 600 kg de cocaína em Goiás

Avião carregado de cocaína interceptado pela FAB

Foto: PMGO/Divulgação

A Polícia Federal prendeu, no início da noite desta segunda-feira (26), o piloto e o copiloto do avião bimotor interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), no fim de semana, com 634 kg de cocaína, em Jussara, na região noroeste de Goiás. Segundo apurou a TV Anhanguera, os dois ocupantes disseram à PF que trouxeram a droga da Bolívia e que não estiveram na fazenda Itamaraty Norte, no Mato Grosso, arrendada pela família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
 
Detidos na cidade de Itapirapuã, a 40 km de Jussara, eles também informaram que tinham como destino o município goiano. Piloto e copiloto estão sendo levados para a capital.
 
A aeronave foi interceptada, na tarde de domingo (25), em uma operação conjunta entre a FAB e o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), na zona rural de Jussara, que fica a cerca de 225 km de Goiânia.
 
O tenente-coronel da Polícia Militar, Ricardo Mendes, afirmou durante coletiva nesta manhã que a cocaína encontrada era pura. “Ainda poderia ser misturada, e a quantidade, multiplicada. Essa foi a maior apreensão de cocaína da história por parte da PM em Goiás”, disse.
 
A PM informou ainda que foi acionada logo no início da interceptação da aeronave. “O Graer foi chamado pelo fato da aeronave já estar em espaço aéreo de Goiás e pela mobilidade do helicóptero da polícia de conseguir pousar em locais mais difíceis, coisa que o avião da FAB não conseguiria”, informou Mendes.
 
Avião com mais de 600 kg de cocaína é interceptado em Jussara, Goiás (Foto: Divulgação/PM)
Avião com mais de 600 kg de cocaína é interceptado em Jussara, Goiás (Foto: Divulgação/PM)
 
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o bimotor decolou na tarde domingo de uma fazenda na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, com destino a Santo Antônio de Leverger, no mesmo estado.
 
Um avião da FAB começou a fazer o acompanhamento da aeronave e ordenou que o bimotor mudasse a rota e pousasse no Aeródromo de Aragarças, em Goiás. Segundo o comunicado do órgão, inicialmente, o piloto do bimotor obedeceu às ordens, mas, ao invés de pousar, desviou o curso.
 
Com isso, o avião da FAB “executou um tiro de aviso” para fazer a aeronave cumprir as ordens. O órgão esclareceu ainda que o disparo não atingiu nenhuma parte do bimotor. A aeronave então pousou na zona rural de Jussara. Na aterrissagem, a asa da aeronave e a cauda ficaram danificadas.
 
A FAB informou na tarde desta segunda-feira que "a confirmação do local exato da decolagem fará parte da investigação conduzida pela autoridade policial".

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet