Notícias / Religião

16/06/17 às 21:20 / Atualizada: 16/06/17 às 21:23

​Cuiabá - Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito ocorre dia 24

Ritual é uma tradição das comunidades de religião afro brasileiras em todo país

Simone Alves

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
​Cuiabá - Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito ocorre dia 24

Foto: Divulgação

A igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, será palco de uma cerimônia inédita: a Lavagem das Escadarias. Será realizada no dia 24 de junho, às 8h30, seguindo o ritual tradicional, com cânticos e hinos religiosos, toques de tambores e todos vestidos de branco, como acontecia há mais de 200 anos.

Para os membros da comissão organizadora, lavar a escadaria é um ato envolto de grande simbolismo. É lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito. É pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. A lavagem é para quebrar paradigmas, mostrando que todos são iguais.

São esperadas 300 pessoas e a concentração se dará na rua Bandeirantes, nas proximidades da Igreja de São Benedito. Com 113 anos, completados neste mês de junho, o senhor Antônio Mulato, o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, fará uma participação especial, acompanhado da comunidade escolar.

A realização é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.

O ritual
A lavagem das escadarias é uma tradição das comunidades de religião afro brasileiras em todo país. O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet