Notícias / Nacional

14/06/17 às 18:23

Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

O 36º FIPe superou a própria marca junto ao RankBrasil com campeonato infanto-juvenil e obteve novo título através de torneio sênior

Assessoria RankBrasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

Foto: Assessoria

O 36º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), da cidade de Cáceres, superou a própria marca junto ao RankBrasil em 2017, de Maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil, com 1.854 participantes entre 6 e 12 anos de idade.

Reunindo 288 pessoas com mais de 60 anos de idade, os organizadores do evento também conquistaram outro recorde brasileiro, de Maior campeonato de pesca esportiva melhor idade. O torneio sênior aconteceu em 9 de junho e o campeonato infanto-juvenil no dia 10, ambos realizados com o sistema ‘pesque e solte’, na praia do Daveron, às margens do Rio Paraguai.
 
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente para contabilizar os números e fazer a entrega oficial dos troféus. Segundo ele, o evento infanto-juvenil foi muito bem planejado e executado, e a organização contou com uma equipe maior comparada com os outros anos. “Devido ao tempo nublado, o alto índice de participação para a superação do recorde foi surpreendente, lembrando que a marca anterior era de 828 pessoas”.
 
Em relação ao torneio sênior, ele destaca o número expressivo de participantes, considerando que o desafio envolveu a melhor idade e o tempo estava chuvoso. “Foi um recorde muito bonito e deu para perceber que a população ficou bastante animada com o campeonato”, afirma.
 
Conforme André Couto, que é turismólogo da Secretaria de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR) do município de Cáceres, a maioria dos participantes do campeonato infanto-juvenil foram crianças da rede municipal de ensino, integrantes do projeto ‘Aprendendo a pescar, pescando’. “O torneio também recebeu alunos da rede privada de ensino e da rede estadual”.
 
O turismólogo explica que as crianças representam o futuro, por isso a importância de trabalhar com elas a conscientização ambiental. “Através delas a certeza de edificar um mundo melhor pra todos nós é reflexo de nossas ações. Ajudar a construir uma sociedade mais justa e consciente é papel fundamental da organização do evento, bem como de toda a sociedade”, destaca.
 
Já o torneio sênior, segundo André, além de contribuir com a preservação ambiental teve a intenção de inserir pessoas da melhor idade no convívio social. “Estes recordes refletem a importância da política da inclusão social motivando, valorizando e respeitando os idosos, bem como a política ambiental que ressalta entre as crianças a importância em preservar a fauna e flora do Pantanal”.
 
O turismólogo diz ainda que a adesão das pessoas nas provas aferidas pelo RankBrasil fortalece a imagem da cidade de Cáceres como destino turístico, “sempre preocupada com o equilíbrio entre gerações futuras e meio ambiente”.
 
‘Aprendendo a pescar, pescando’
O projeto contemplou alunos de 6 a 12 anos, que participaram de oficina sobre preservação ambiental e pesca esportiva, recebendo uma mini apostila, além de isenção da taxa de inscrição do campeonato, ganhando sacochila, boné e camiseta.
 
Segundo André, o objetivo foi promover a conscientização e sensibilização dos alunos da rede municipal de ensino (ensino básico e fundamental) para a prática da pesca esportiva, com base na valorização da modalidade pesque e solte. “Este projeto só foi possível devido a uma grande colaboração dos servidores da SICMATUR, o apoio financeiro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e Secretaria Municipal de Educação (SME)”, diz.
 
FIPe
A 36ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de equipes de várias partes do Brasil e também de outros países, e público aproximado de 150 mil pessoas.
 
O evento contou com campeonatos de pesca, shows musicais, oficinas com materiais recicláveis, palestras, atividades esportivas, feira multissetorial, entre outras atrações.  De acordo com André, além de preservar o meio ambiente com foco na diversidade das espécies de peixes da bacia Paraguai/Paraná, o evento gera vários postos de trabalho, fomentando a economia local.
  • Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres conquista recordes

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet