Notícias / Justiça

13/06/17 às 12:21 / Atualizada: 13/06/17 às 12:31

Josino Guimarães e ex-delegado são presos por farsa em morte de juiz federal

Redação O Documento

Imprimir Enviar para um amigo
Josino Guimarães e ex-delegado são presos por farsa em morte de juiz federal

Prisões foram feitas pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira

Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (13) cinco mandados de prisão expedidos pela 7ª Vara Federal de Cuiabá, em razão de confirmação, em segunda instância, da condenação dos envolvidos na fraude que visava tumultuar o júri popular que julgava os acusados de assassinar o juiz de direito Leopoldino Marques do Amaral no ano de 1999. Foram cumpridos quatro mandados de prisão em Cuiabá e um em Rondonópolis.

Foram presos os irmãos empresários Clóvis e Josino Guimarães, além do o ex-delegado Márcio Pieroni, ex-titular da Delegacia de Homicídio de Proteção à Pessoa (DHPP), o agente penitenciário Gardel Tadeu de Lima e o latrocida Abadia Paes Proença. Todos foram condenados em 2011, pelo juiz Paulo César Alves Sodré, por instaurar uma investigação fraudulenta, visando levantar a suspeita de que Leopoldino ainda estaria vivo e morando na Bolívia.

Eles foram condenados por diversos crimes, dentre eles formação de quadrilha, denunciação caluniosa, fraude processual, interceptação telefônica para fins não previstos em lei e violação de sepultura.

Márcio Pieroni, foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado. Gardel Lima, que atuava como assessor de Pieroni na DHPP, foi condenado a 9 anos e 6 meses de reclusão, Abadia Proença foi condenado a 8 anos de reclusão por sua participação no caso e Josino e Clóvis foram condenados a 7 anos de reclusão.
 
Morte do juiz
Josino Guimarães é apontado como o mandante da morte de Leopoldino, ocorrida em setembro de 1999. Ele e Pieroni já haviam sido presos em maio de 2011 pela Polícia Federal acusados de tentar atrapalhar as investigações sobre o assassinato do magistrado. O corpo de Leopolino foi encontrado parcialmente carbonizado no Paraguai com marcas de tiros na cabeça. 
  • Josino Guimarães e ex-delegado são presos por farsa em morte de juiz federal
  • Josino Guimarães e ex-delegado são presos por farsa em morte de juiz federal

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet