Imprimir

Imprimir Artigo

24/07/19 às 22:18

Pós-operatório de cirurgia plástica precisa ter acompanhamento médico

Muitos pacientes pensam que o papel do médico termina no momento que finaliza a cirurgia plástica. Isso é um equívoco. Tão importante quanto a cirurgia plástica é o pós-cirúrgico que necessita do acompanhamento médico até o paciente receber alta definitiva.
 
É fundamental que o paciente entenda, que assim que uma cirurgia é finalizada, imediatamente, o organismo começa uma fase de reparação do trauma cirúrgico.
 
Essa fase pode ser intensa e, na verdade, vai depender da extensão da operação. Haverá inchaço, dores e por isso o paciente deverá que tomar uma medicação passada pelo médico para controlar as dores, o mal estar, evitar as inflamações e as infecções.
 
O paciente ainda estará usando cinta não deve abusar de alguns alimentos, nem uso de cigarro ou bebida alcoólica e ainda  seguir recomendações como não dirigir, fazer exercícios físicos, gestos bruscos para evitar deslocamento de prótese ou abertura dos pontos.
 
Por isso é fundamental que seja feito o acompanhamento com o médico para que ele monitore o pós e veja se a cicatrização está dentro do esperado, os hematomas e ainda se o paciente está fazendo uso da cinta visto que alguns por causa da pressão no corpo que está dolorido, alguns usam inadequadamente e isso compromete o resultado final da cirurgia.
 
O tempo de uso pode variar de 20 dias a 6 meses conforme  orientação do médico.
 
É o médico que vai dizer quando o paciente pode retomar essa ou aquela atividade como tomar sol, dirigir, voltar para a academia.
 
Finalizando, o resultado de uma cirurgia pode levar até um ano para aparecer. Porém, o resultado depende do profissional pertencer a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do hospital adequado e da disciplina do paciente no pós-operatório.
Imprimir