Imprimir

Imprimir Artigo

21/07/18 às 11:04

Gestação saudável & nutrição adequada!

É muito importante para a nova mamãe, ter hábitos alimentares adequados, incluindo em sua alimentação diária nutrientes que contenham todas as vitaminas e sais minerais necessários para uma gravidez saudável e segura.

A gestação compreende um período de grande vulnerabilidade para a mãe em razão das profundas transformações em seu organismo e para o bebê, devido a seu desenvolvimento e crescimento. A nutrição gestacional e o IMC - índice de massa corporal na gestação tem sido motivo de vários estudos no mundo acadêmico, tendo como foco a relação que representam considerando o crescimento e o peso do bebe no nascimento.

Qual a quantidade de calorias necessito diariamente?
Essa quantidade está aumentada durante a gestação, afinal precisamos garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do seu bebê. Observamos que o desequilíbrio na alimentação, tanto em relação ao excesso quanto à falta, pode comprometer o crescimento e desenvolvimento do bebê, causando problemas neurológicos, malformações congênitas, prematuridade, baixo peso ou estatura ao nascer.
A orientação e o acompanhamento durante a gestação e muito importante, principalmente quanto ao consumo adequado de nutrientes, vitaminas e principalmente o consumo energético.

Como controlar e acompanhar o ganho de peso enquanto estou grávida?
Para avaliação do ganho de peso na gestação, recomenda-se a utilização do (IMC) anterior à gestação. O IMC é calculado dividindo o peso em quilos, pela estatura em metros, ao quadrado. Exemplo: Para um IMC de 19,8 a 26, considerado normal, recomenda-se um ganho de peso total de 11,5 a 16 quilos, para gestação de um único bebê.
 
Orientações gerais de nossa equipe multiprofissional:

Calorias:

Sugerimos um acréscimo de 300/350 calorias à dieta habitual a partir do 2º trimestre da gestação. O valor calórico da dieta habitual é sempre o anterior à gestação, baseado no peso, altura e atividade física.

As necessidades nutricionais são diferentes para múltiplos bebês ou um único bebê. Quanto às calorias na gestação de bebê único, recomenda-se um acréscimo de 300 calorias à alimentação normal antes da gestação a partir do segundo trimestre, e nas gestações múltiplas, um acréscimo de 500 calorias à alimentação normal antes da gestação, a partir do segundo trimestre.

Proteínas:
As necessidades de proteínas também serão aumentadas. Recomenda-se a ingestão de 6g/dia, incluindo peixes ou carnes (vermelha e branca) ou vísceras ou ovos (duas vezes ao dia), castanhas (uma vez ao dia), leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico e soja - duas vezes ao dia), leite e derivados (três vezes ao dia).
 
Carboidratos:
Dê preferência aos integrais (pães, arroz e farinhas), pois contêm mais fibras, vitaminas e minerais (quatro a cinco porções ao dia).

Vitaminas e sais minerais:
São os micronutrientes que têm importante papel no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, devendo estar presentes na dieta habitual variada sob a forma de verduras e legumes (duas porções ao dia) e frutas (três porções ao dia).
 
Vitamina A:
É recomendado incluir na alimentação diária alimentos como: gema de ovo, manteiga, leite, vegetais e frutas amarelo-alaranjados. Incluir também fígado (uma porção a cada 15 dias).
 
Ácido fólico:
É recomendado incluir na alimentação diária vegetais verde escuros (como brócolis, couve, almeirão), leguminosas, cereais integrais, castanhas, germe de trigo, leite e derivados e frutas cítricas, além de suplementação via oral dessa vitamina.
 
Vitamina C:
É recomendado incluir na alimentação diária limão, goiaba, laranja, caju, kiwi, morango, tomate, pimentão e couve-flor, para aumentar a absorção do ferro, e evitar alimentos ricos em cálcio na mesma refeição, pois este diminui a absorção do ferro.
 
Cálcio e fósforo:
A recomendação de cálcio adicional na dieta tem o objetivo de proteger a formação óssea e prevenir problemas como a hipertensão. Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio: leite e derivados, carne vermelha e peixes (sardinha fresca e salmão), farinhas integrais, castanhas, frutas secas, ovos, brócolis, couve-flor e folha de beterraba. Evitar a cafeína, pois a mesma diminui a absorção do cálcio.
 
Ferro:
Incluir alimentos ricos em ferro animal (carnes e miúdos) e ferro vegetal (leguminosas e vegetais de folhas verdes escuras) junto com alimentos ricos em vitamina C, além da suplementação via oral.
 
Que cuidados devo ter com o funcionamento intestinal?
Para evitar intestino preso e manter o perfeito funcionamento do organismo, deve-se aumentar o consumo de líquidos para 2 litros por dia, vegetais e legumes crus, acrescentar cereais integrais (arroz, pães, farinhas, macarrão) à alimentação diária. Utilizar aveia, farelos, granola, linhaça, amaranto, que podem ser adicionadas às frutas, sucos, sopas, feijão, mingaus e vitaminas (uma colher de sopa por porção do O intestino na gestação Necessidades nutricionais para um bebê ou múltiplos alimento). As frutas laxantes como mamão, ameixa e laranja, podem ser misturadas sob a forma de suco e ingeridas no lanche da manhã, acrescentando uma colher de sobremesa de aveia em flocos finos.

Como devo fazer, sou vegetariana?
 As vegetarianas que consomem ovos, leite e derivados, peixes e frango, não apresentam riscos nutricionais importantes, mas as mais restritas como as lacto vegetarianas, que não consomem ovos, peixes e aves, ou as "veganas", que ingerem apenas vegetais, devem levar em conta a ausência de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, o cálcio e o ferro, sendo necessária a suplementação via oral. Dietas macrobióticas ou baseadas exclusivamente em frutas não são recomendadas na gestação.
 
Organize as refeições e evite enjoos e azia na gestação:
Fazer intervalos curtos entre as refeições com pequenas quantidades de alimentos; consumir alimentos gelados (preferencialmente líquidos, de uma a duas horas antes ou depois das refeições); evitar alimentos gordurosos; Ter sempre à disposição biscoito água e sal (de preferência integral) e ingerir dois biscoitos para alívio do enjoo matinal, logo após acordar; Evitar deitar após as refeições. Organize as refeições e evite enjoos e azia na gestação
 
Orientações gerais
Consumir as calorias necessárias para suprir as necessidades nutricionais e garantir o ganho de peso esperado para cada semana de gestação; fracionar as refeições; manter uma dieta equilibrada e variada com alimentos naturais; controlar o consumo de sal e gorduras; ingerir mais líquidos e fibras; evitar o consumo de café, chá preto ou mate; não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Não esqueça de que o controle e as avaliações mensais pelo seu obstetra, são fatores críticos de sucesso para uma gestação saudável e segura.
Imprimir