Imprimir

Imprimir Artigo

03/05/17 às 10:39

Prótese de silicone tem que ser trocada a cada 10 anos?

A resposta é não. A orientação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é que só se deve trocar a prótese em caso dela apresentar problemas ou em caso de querer mudar o tamanho dela, ou remodelá-la pela flacidez do peito em caso de amamentação ou pelo processo natural de envelhecimento.

Desde o ano de 2000 até os dias de hoje,  a prótese não tem mais validade e é segura. Nos anos 80 elas duravam menos porque eram mais lisas e o silicone era mais líquido – atualmente elas são texturizadas, feitas com várias camadas de gel coeso que não vaza e mantém a posição.

Hoje alguns fabricantes dão garantia vitalícia, mas os implantes podem apresentar pequenas rupturas com o tempo e podem causar dor e desconforto. Essas rupturas são constatadas em  exames como o ultrassom que deve ser feita anualmente como prevenção e a ressonância magnética em casos de suspeita de qualquer anormalidade na prótese.

Há casos, a mulher pode ter a prótese há mais de 10 anos e não apresentar incômodos que indiquem a necessidade de troca. Mas, se for sentida coceiras, latejamento das mamas, inflamação das glândulas mamárias e cistos, é essencial procurar um médico o quanto antes e fazer um checkup.

Também pode ser necessária a troca quando a paciente engorda de mais ou emagrece muito,  o que pode influenciar na localização da prótese que fica mal alojada e tem que ser trocada. Nesse caso é feita uma nova cirurgia e a cicatriz fica em T mais aparente. Se for apenas substituir por uma prótese maior, então mantem-se a mesma cicatriz embaixo dos seios. Se tiver que remodelar a mama e ainda trocar por uma menor, a cicatriz será feita pelo mamilo em T. Ficando mais aparente.

De qualquer forma, vale a pena ficar atenta aos sinais do seu corpo e se notar qualquer anormalidade independente de sua prótese ter 10 anos, mais ou até menos, procure o médico o mais rápido possível. Sua saúde sempre tem que estar acima da estética.
Imprimir