Imprimir

Imprimir Artigo

17/02/17 às 07:50

Que tipo de cirurgia vem depois da bariátrica?

Dados do Ministério da Saúde apontam que a obesidade é uma doença multifatorial com proporções epidêmicas: 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e com hipertensão, diabetes, artropatias, infertilidade e muitas outras doenças causadas pela obesidade. Muitas pessoas optam então em fazer a cirurgia bariátrica que reduz o estômago.
 
Só que após passar pela bariátrica travam uma luta para conseguir fazer a retirada de pele e gordura que ficam após a perda de peso que varia de 40 a 50 quilos. Mas afinal, o que o plano cobre?
 
Conforme a Agencia Nacional de Saúde(ANS), os planos devem cobrir a cirurgia reparadora, ou seja,  a dermolipectomia que seria a retirada de um avental de pele sobre o abdômen, provocado pela flacidez que tomou conta do tecido cutâneo. Contudo os planos ainda analisam o tamanho da dobra de pele, se há assaduras e outras questões.
 
A retirada é feita em geral após 18 meses em que o peso do paciente já estaria estabilizado. Só que após passar pela cirurgia reparadora em geral tem que se passar por uma cirurgia plástica visto que a cicatriz que fica deixa muitos pacientes frustrados e até com baixa estima.  Então buscam a correção e isso o plano não cobre por ser estética.
 
Em geral os pacientes que realizaram a reparadora devem aguardar pelo menos 3 meses para se submeter a estética para corrigir cicatrizes ou ainda retirar o excesso de pele e gordura  que ficam entre as coxas, os braços, o abdômen e o rosto.
 
Lembre-se todas as cirurgias têm que ser feitas com indicação e orientação médica. Não tenha pressa em retirar a pele sem antes ter seu quadro de saúde estabilizado. O tempo entre as cirurgias plásticas após a reparadora deve ser de 3 meses para evitar riscos de vida.
 
Por isso é importante procurar um cirurgião plástico habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que saberá respeitar o tempo entre as cirurgias e poderá dar uma orientação melhor. Cada paciente é um paciente e cada organismo se recupera de maneira diferente. Mais que estética a opção é sempre pelo bem estar do paciente.
Imprimir