Imprimir

Imprimir Artigo

06/12/16 às 16:18

Mitos e verdades sobre a Bichectomia

Muitas pessoas têm vindo ao meu consultório tirar dúvidas sobre a  Bichectomia. Mas afinal o que é essa cirurgia que virou moda entre estrelas?
 
A Bichectomia  nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas com a retirada das bolas ou gordura de Bichat descoberta  em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat.
 
Essa  gordura  fica entre os ossos da mandíbula com tamanho variado que durante a vida vai diminuindo conforme vamos envelhecendo. Essa retirada é feita em uma  cirurgia que dura em torno de 40 minutos a 1 hora por uma incisão interna na mucosa das bochechas.
 
A operação é realizada com anestesia, geralmente local podendo ser geral em alguns casos, sendo pouco intrusiva. O paciente pode ter hematomas e inchaço que com 5 dias desaparecem. Os pontos caem com 7 dias. No pós-operatório deve-se evitar comidas cítricas e duras e optar por alimentos gelados, evitar esforços. O resultado pode ser conferido de 3 semanas e em definitivo em 6 meses.
 
Desvantagem - Apesar do lado estético de afinar o rosto tirando em algumas pessoas o aspecto de rosto redondo não é aconselhável a total remoção, visto que quanto mais envelhecemos, o rosto ficará com aspecto cadavérico se a bola de Bichat não mais existir e a cirurgia é irreversível, uma vez retirada tendo que optar por preenchimentos artificiais como ácido hialurônico, ou com gordura retirada do próprio corpo e injetada na altura das bochechas.
 
 Por isso antes de optar pela Bichectomia deve-se procurar um cirurgião plástico habilitado para tirar todas as dúvidas para evitar um arrependimento futuro.
Imprimir