Imprimir

Imprimir Artigo

07/11/16 às 07:25

Quem tem queloide pode fazer cirurgia plástica?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm quando procuram um cirurgião plástico. Mas como saber se a cicatriz que tenho sou  portador do queloide? O verdadeiro queloide é uma cirurgia grossa, em alto relevo, endurecida, avermelhada e em alguns casos escura, que eventualmente apresenta coceira ou dor. Ela costuma surgir em média após 20 dias após uma cirurgia ou corte.
 
Caso o paciente tenha a queloide, o cirurgião plástico pode verificar a possibilidade de amenizar essa cicatriz em relevo com indicação de um tratamento chamado Beta-terapia que é um tipo de radioterapia específica para a pele, além de adesivos de corticoide.
 
A queloide é mais comum em negros, descendentes  e asiáticos, ou seja, uma  parte significativa da  população.
 
Além da queloide, o paciente também pode ser acometido de outros tipos de cicatrizes.
 
Atróficas –Este tipo de cicatrização é frequentemente associada à acne, varicela, outras doenças, cirurgias ou acidentes. Deixa uma espécie de buraco na pele.
 
Hipertróficas – As cicatrizes hipertróficas tem uma textura mais elevada em relação à pele circundante, no entanto, respeitando o limite anatómico da pele.
 
 Normal ou Normotrófica – Neste tipo de cicatriz a pele ganha o aspecto e consistência muito semelhante ao da pele antes do ferimento, ou seja, resulta normalmente de ferimentos ligeiros.
 
A cirurgia plástica é indicada para várias correções estéticas, ou reparadoras mas tenha sempre em mente que é importantíssimo passar por um profissional qualificado e saber o que ele tem a dizer sobre as possibilidades de fazer a cirurgia e no caso da cicatrização como ficará no final, para não gerar uma expectativa que não corresponderá ao resultado obtido.
Imprimir