Imprimir

Imprimir Artigo

27/03/16 às 14:21 | Atualizada: 27/03/16 às 14:25

A Páscoa na visão de um médico!

 Embora a páscoa tenha significados diferentes para judeus e católicos, a celebração se tornou uma tradição para muitas culturas.  No judaísmo, a páscoa representa a libertação da escravidão dos egípcios, enquanto para os católicos refere-se à ressurreição de Jesus após sua “morte” na cruz.
 
Ainda entre civilizações antigas, algumas festividades politeístas relacionadas à chegada da primavera e à fertilidade foram incorporadas à páscoa, daí o motivo pelo qual a figura do coelho foi associada à representação da reprodução e preservação da espécie.
 
Páscoa, a grande passagem, o renascimento da alma para os cristãos (com o perdão dos pecados), a vitória de Cristo sobre a morte. Enfim, a maior festa de toda a cristandade.
Quando se comemora a Páscoa, parece que começamos a viver novamente com novas esperanças, como no ano novo, quando sempre esperamos algo melhor para o ano seguinte.
 
Mas com a chegada da Páscoa, os abusos com o chocolate podem gerar vários problemas de saúde. Inclusive para os olhos.
 
“Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Dentre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma. ”  explica o Dr. Sáfady.
 
Após longos anos de prática o famoso médico americano Dr Edward Dewey chegou à conclusão de que “apenas a natureza pode praticar medicina”, sugerindo que durante a doença comer se torna um fardo para o doente, já que o organismo utiliza a energia que poderia estar sendo usada no combate à doença para o processo digestivo.
 
Não é novidade que a páscoa é um dos domingos mais esperados do ano. A família reunida, as festas religiosas e o feriado são ainda mais atrativos com a quantidade de apetitosos chocolates que são presenteados por pessoas queridas. As opções e novidades no comércio vão desde os chocolates mais tradicionais à gourmet personalizados. São tantas tentações que fica ainda mais difícil conseguir se controlar e manter o foco na dieta saudável e na pele impecável sem abusar das delícias da data.
 
Chocolates sem açúcar e comer com moderação são as opções para quem não abre mão das guloseimas na época mais doce do ano. Os médicos lembram dos cuidados regulares que devem ser tomados durante todo o ano para evitar a diabetes e outras doenças.
 
Bem, como podemos ver a prática do cuidado com a saúde e alimentação sempre esteve presente na história da humanidade, independentemente de datas comemorativas, como a Páscoa, mas que poderia ser utilizada para a limpeza do corpo, e não somente para os rituais de uma festividade.
 
Para o Dr. Pierre Barbet, cirurgião do Hospital de São José, em Paris, é quem fez, até agora, o estudo médico mais completo sobre a Páscoa e da paixão de Cristo, conforme se deduz do Santo Sudário (Cf. La Passione di N. S. Gesu Cristo secondo el chirurgo, L. I. C. E. Torino).
 
Disse: “Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.
Posso, portanto, escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.
 
Todas as suas dores, a sede, as câimbras, a asfixia, o latejar dos nervos medianos, lhe arrancam um lamento:  “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? ”.  Jesus grita: “Tudo está consumado! ”.
Em seguida num grande brado diz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
E morre. Em meu lugar e no seu.
Imprimir