Artigos / Jeisi Mara Rasia

16/11/15 às 16:04

Falta de chuva afeta o inicio da safra de soja no Araguaia, e economia local pode ter prejuízos

Já estamos no inicio da segunda quinzena do mês de novembro e poucas chuvas ocorreram nas regiões produtoras de soja no Araguaia, atraso que não costumava ocorrer a alguns anos atrás e que já vem prejudicando a atual safra.

Com previsões de chuvas no inicio do mês e de um longo período de estiagem logo em seguida, muitos produtores plantaram sem ter a segurança de que a semente iria germinar, e ainda se germinasse, se encontraria as condições pluviométricas ideais para o desenvolvimento da planta.

Enquanto em outras regiões produtoras do estado a cultura já esta em estádio avançado, aqui alguns locais ainda nem plantaram, e nos que começam a chover regularmente o produtor que só esperava o momento ideal se apressou em iniciar o plantio.

 Aqueles que possuem pivôs já haviam plantado algumas áreas, mas em alguns municípios onde ocorreram algumas chuvas muitos são os casos de produtores que já realizam o replantio de parte do que foi plantado, tentando minimizar o prejuízo causado pela pouca precipitação que se seguiu ao plantio.

Segundo dados da Conab (Companhia Nacional do Desenvolvimento), o atraso das chuvas ocasionará uma queda na produção de grãos no estado, o ciclo esperado era de 29, 226 milhões de toneladas, já com as recentes previsões se espera em torno de 28, 970 milhões de toneladas.

Já não bastasse o atraso nas liberações de crédito para compras dos insumos, agora também o clima não ajuda, e este atraso pode também impactar no plantio do milho.

Quanto aos insumos, com a demora na liberação dos créditos muitos produtores plantaram com quantidades reduzidas dos mesmos, o que não impacta no total da área plantada, mas vai influenciar com certeza na produtividade.
Jeisi Mara Rasia

Jeisi Mara Rasia

*Jeisi Mara Rasia é acadêmica de agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet