Artigos / Juacy da Silva

04/11/15 às 11:51

REALIDADE VIRTUALIDADE E ALIENAÇÃO

O surgimento da internet e sua popularização  a  partir do início e meados dos anos noventa, representou e ainda representa  uma verdadeira revolução tecnológica  e na potencialidade para dinamizar  oconhecimento humano.
 
Ao  associar-se  com outras tecnologias algumas já bem conhecida  quando de se surgimento como o telephone  e a televisão, a cada dia a internet amplia os horizontes tanto do conhecimento humano quanto nas formas de relacionamento.
 
Aliando-se ao telephone sem fio, `as  possibilidades de conexão usando o “wi fi”, já quase  universalizada  em vários países, `a possibilidade  de ser utilizada para dinamizar  e racionalizar a gestão  de instituições públicas e privadas.  Todas as áreas,  desde empresas de pequeno porte até grandes corporações multinacionais usam a internet como um grande instrument,  com elevados níveis de segurança, apesar  da presença  de pessoas e instituições que colocam em risco  a chamada segurança cibernética.
 
Neste contexto  surge a questão  da virtualidade, ou seja, o uso correto ou exagerado  do que a internet, no caso mais concreto, as chamadas redes sociais podem oferecer aos seu usuários, denominados de internautas.
 
Vários estudos  recentes  realizados  por diversas  instituições  de pesquisa e renomados estudiosos  do comportamento humano, incluindo neurocientistas, psicólogos, psiquiatras, sociólgos,educadores e até mesmo regliosos, tem demonstrado que o chamado mundo virtual tem  aspectos positivos, ao encurtar distâncias fisicas,  sociais  e culturais, aproximando pessoas  ja  conhecidas, estreitando laços  de amizade, facilitando  a comunicaçao  instantânea ou entaão  abrindo possibilidades para novas amizades, algumas que  acabam se tornando realidade para além  do mundo virtual.
 
Todavia,  esses mesmos  estudos  também  tem  demonstrado um lado negative da virtualidade, ao alienar as pessoas da realidade, ocupar demasiadamente  o tempo das mesmas,  reduzindo o contato físico,  o diálogo direto, do olho no olho, ao  trocar a realidade pela virtualidade essas pessoas  acabam  se isolando do mundo real, as vezes da própria família, colegas de   trabalho e dos  desafios do dia-a-dia, dos problemas mais diretos.
 
Outro  aspecto negativo é a exposição que as pessoas acabam praticando  ou participando, quando não  se sabe  bem quem são  tais amig@s  virtuais, quem  está do outro lado da telinha do  computador, do cellular ou do tablet e ai surgem  diversos riscos, principalmente para crianças, adolescents  ou mesmo adultos ou idosos desavisad@s.
 
O mundo virtual ,  em  certo sentido, é igual ao mundo real, onde  estão presentes ótimas  pessoas, que são solidárias, trabalhadoras, responsáveis  e também onde estão presentes criminosos, psicopatas,  esteliontári@s, delinquentes  e assim  por diante. Várias reportagens  e  o noticiário tem demonstrado como ,com certa frequência  o crime organizado e os  movimentos terroristas tem utilizado as redes sociais para seus propósitos criminosos, recrutando e manipulando pessoas inocentes ou desavisadas.
 
É  importante também destacar  que outro subproduto  do mundo virtual é  seu  alto poder aditivio, igual ou tão  mais prejudicial do que tantos outros vícios que existem no mundo real, povoado  por gente viciada em drogas  lícitas  ou ilícitas, em jogos  de azar, em medicamentos , principlmente os psicotrópicos, em jogos  eletrônicos, em sexo, em alimentos, em bebidas alcóolicas, em Tabaco  e assim por diante.
 
Sempre que uma pessoa se torna prisioneira de comportamentos aditivios e compulsivos que  acabam levando `a alienação só consegue sair com tratamento especializado, tanto isso é verdade que já  estão surgindo inúmeras clínicas com equipes profissionais interdisciplinares especializadas em tratamento de pessoas viciadas no mundo virtual.
 
Este problema da adição ao mundo virtual é tão  grande que muitas pessoas acabam perdendo o emprego, deixando de dormir  regularmente, perdendo as refeições,  piorando o rendimento escolar,  distanciando-se  e perdendo amig@s reais  e também provocando desastres, como quando  usam celulares para  enviarem  ou lerem mensagens de textos ou falarem quando dirigem.
 
Como toda novidade, a  virtualidade deve  ser vista  em toda  suas diversas  dimensões  e submetida  ao crivo da racionlidade  e do mundo real, pois este é que conta  de  verdade. O mundo virtual estimula muito as fantasias, algumas competamente fora do contexto da realidade, podendo contribuir para a alienação total das pessoas com sérios riscos para sua saúde física, mental e social.
 
Como  todo modismo precise  ser visto com uma boa dose de bom senso e cuidado. Este é  um tema que merece  ser melhor discutido, principalmente  na escola, no ambiente familiar e no trabalho.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet