Artigos / Valcir José Martins

24/09/18 às 12:17

A ditadura da liberdade total!

Muitos pais, por serem filhos da ditadura militar e de um modelo de família patriarcal e autoritário, tentam opor-se ao modelo por eles vivido, instalando em seus lares um outro tipo de ditadura: ’o da liberdade total’.

Ao promoverem para seus filhos, o que eles próprios não viveram, acabam oferecendo coisas e um espaço decisório que é incompatível com a faixa etária das crianças, e estas ao perceberem este espaço de liberdade e de poder de decisão acabam não compreendendo bem o funcionamento do mundo e têm dificuldades para valorizarem determinadas ‘conquistas’, que em verdade, são de seus pais. As crianças acabam perdendo alguns referenciais de limites importantes para o equilíbrio familiar e social.

Se por um lado a educação violenta e repressiva pode formar adultos inseguros e com baixa estima, por outro lado , a sem limites ou restrições forma crianças egocêntricas e autoritárias, que ditam o funcionamento da casa na base do:’Agora vou fazer isso! …

É fundamental para o bom desenvolvimento da criança, ter conhecimento de que seus pais se importam com ela, do que é ela, de que ela é amada por eles, de que a casa é habitada por outras pessoas que têm vontades, temperamentos específicos, gostos diferenciados e , fundamentalmente, de que os pais se cansam, ficam tristes e às vezes choram. Ao reconhecerem seus pais como individualizados e que, no contexto social, não são apenas seus pais, vão aprendendo a identificá-los, a diferenciá-los e até admirá-los.

A educação que não impõem limites e não descortina diferentes papeis na sua pauta de direitos e deveres, traz por conseqüência, crianças inconseqüentes e que não percebem a si mesma ou nem “a que vieram”.Com a criança invasiva é difícil lidar, e ela tende a tornar-se um adolescente difícil para consigo mesmo e para com os outros.

Explicar para criança e para o jovem o porquê das coisas, vivenciar o cotidiano com eles recomeçar as explicações e , se necessário, usar exemplos análogos que habitam seu mundo, os ajudará a construir um código ético/moral, porém, não esquecer que tanto a criança quanto o adolescente têm um poder de decisão que está limitado ao seu tempo de experiência, seu nível de responsabilidade, sua autonomia, sua maturidade cognitiva e emocional. Muitas vezes, eles não conseguirão alcançar a longevidade do raciocínio.Nesse caso, os pais não devem deixar de decidir por eles.

Que essas observações da escritora Isabel Parolin, sirvam para que nós, pais, avós,tios,… reflitamos sobre o nosso papel como modeladores da personalidade desses seres que renasceram sob nossa responsabilidade.
Valcir José Martins

Valcir José Martins

Valcir José Martins, Gerente do Banco do Brasil, aposentado, é adminsitrador em Maringá (PR)
 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet