Artigos / Maria Augusta Ribeiro

15/10/15 às 09:27

Pamonha, Pamonha, Pamonha...

Foto: Divulgação

A receita comum que leva milho verde ralado, manteiga e outros ingredientes é fonte de energia, repleta de carboidratos e também é uma rede social poderosa.
 
Desde o plantio do milho ate o  seu preparo, inúmeras pessoas são envolvidas e transforam o que seria apenas uma receita em legado para outras gerações.
 
A origem da pamonha remonta a milhares de outras redes sociais. Escravos, príncipes eu e você, todos já provaram a pamonha  e transformaram a receita em momento de rever amigos, encontrar familiares e prestigiar estabelecimentos.
 
Por mais urbanos que sejamos, todos tem uma historia sobre a pamonha para contar. Seja da propaganda irritante na Tv a um caso de família.
 
Das mais salgadas as delicadas e açucaradas a pamonha pode ir de prato principal ao lanche escolar em um minuto, o que a torna adaptável.
 
E isso se aplica ao  vocabulário quando chamamos alguém de pamonha a referencia de que é mole é total.
 
Quente, fria e de véspera o quitute interage conosco, seja para acalmar o estomago, para confortar o espirito ou mesmo para reviver memorias esquecidas.
 
Além disso o alimento também dá lugar a inovação quando novas  técnicas para embrulhar a pamonha são testados e passados de mãe  para filho como segredo de família.
 
Ha também o fator empreendedor onde muitos transformaram o que antes era uma relação afetiva em negocio se tornando referencia no mercado e lideres em vendas de pamonhas.
 
Das pamonharias mais descoladas a panela da vovó a pamonha se reinventa e se consolida como social, indo do fundo de quintal ao virtual em um minuto.
 
Mesmo quem nao goste do sabor dá o devido valor a rede social mais poderosa do mundo  que aglomera pessoas, estimulaa interação e contribui com um legado de sabedoria para muitas outras gerações.
Maria Augusta Ribeiro

Maria Augusta Ribeiro

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia.
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet