Artigos / Ernani Caporossi

18/09/17 às 14:06

SORRISO EQUILIBRADO

Quando o cinema mudo se consolidou como fenômeno de massa, diretores e produtores esbarraram numa questão até certo ponto prosaica: por se tratar, até então, de linguagem puramente visual, a imagem dos atores era se não o maior, mas por certo um dos mais fortes cacifes dos cineastas para alavancar seus filmes. Ocorre que a um rosto bonito nem sempre correspondia um sorriso à altura.

Para enfrentar esse dilema, diretores convocaram uma espécie de guru do sorriso perfeito — o dentista Charles Pincus. Ao criar seus protocolos da maquiagem dentária como um dos componentes das produções cinematográficas ele tornou-se um dos responsáveis diretos por uma era, de resto em voga até hoje, de sorrisos brancos e perfeitos. Pincus desenvolveu a técnica de aplicar finas plaquetas de porcelana na parte frontal da arcada dos atores, resolvendo a questão dos dentes mal alinhados, escuros e quebrados. Essas finas lâminas de porcelana eram fixadas de forma provisória para as filmagens do dia; feito isso, eram removidas e guardadas para serem recolocadas no dia seguinte.

Se, para o cinema, criavam-se ali os primeiros artifícios para o ídolo não decepcionar os fãs, para a Odontologia a experiência de retificação de sorrisos chamou atenção para a questão da estética como componente do exercício dessa profissão. No final dos anos de 1970 surgiram os poderosos adesivos dentários, que deram impulso, digamos, popular à criação do dentista de Beverly Hills, e tornaram o recurso das facetas de porcelana um novo procedimento para melhorar a estética dental. A utilização desses recursos por celebridades em geral, e não apenas do cinema, criou uma verdadeira febre na busca do sorriso branco e perfeito.

Essas técnicas, quando usadas de forma adequada, podem ser grandes aliadas para quem busca um belo sorriso. Mas é preciso ponderação: a estética é um elemento de bem-estar do ser humano, mas a beleza em si nem sempre é um fim na Odontologia. Dentes bem tratados e uma boca sadia são, também e principalmente, uma blindagem contra doenças que, dali derivando, costumam se manifestar em outras partes do organismo.

A área entre os maxilares é uma sopa de bactérias. Dessas, só uma pequena parte está identificada. É incontável o número de agentes, muitos potencialmente nocivos para a saúde, ainda não indexados. Quando, por más condições sanitárias (escovação mal feita e outros hábitos deficientes de higiene), algumas dessas bactérias se transformam em inimigas da saúde o estrago que provocam pode ser fatal. Há, na literatura médica, até relatos de enfartes cuja cadeia causal se originou na boca.

Deve-se buscar o ponto de equilíbrio entre estética e saúde. Exageros estéticos não podem se sobrepor à saúde bucal. Ambos são elementos que precisam estar harmonizados.
Ernani Caporossi

Ernani Caporossi

O autor Ernani Caporossi é especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO).

 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet