Artigos / Juacy da Silva

29/08/17 às 15:23

DÍVIDA PÚBLICA E CORRUPÇÃO

Existem inúmeros problemas e desafios que estão inviabilizacao o Brasil , condenando nosso pais e a população a dias terriveis, como aconteceu na Grecia, na Argentina, na Italia e esta acontecendo na Venezuela, na Coreia do Sul e tantos outros paises.
 
Dentre  esses problemas podemos destacar dois que podem ser considerados como base da matriz das desgracas brasileiras: primeiro a CORRUPÇÃO, que destroi as  instituições, a credibilidade das autoridades e roubam literalmente e explícitamente como tem sido demonstrados  por videos onde autoridades recebem pacotes de dinheiro vivo, como aconteceu em Mato Grosso e também revelados na delação da JBS e anteriormente com gente importante escondendo dinheiro sujo na cueca, malas pretas etc,  recursos já escassos para atender as necessidades e aspirações do povo e para políticas públicas.
 
O segundo problema qque estrangula as finanças públicas e a gestao orçamentária é o crescimento vertiginoso da DIVIDA PUBLICA, que consome  praticamente metade do OGU, orcamento Geral da UNIAO. O Brasil  está  como refém nas mãos de agiotas nacionais e internacionais, que  é o Sistema financeiro.
 
Só o pagamento de juros consome mais recursos orcamentários do que os gastos com pessoal  e a rolagem/refinanciamento da Divida Pública consome praticamente o dobro do que o Governo Federal gasta com a Previdencia publica e o INSS. Portanto , os  verdadeiros problemas não são os que o Governo Temer e também de sua parceira Dilma sempre falavam e falam.  Existe muitas meias verdades ou mentiras nos discursos tanto do Presidente da República  quanto do Ministro da Fazenda e de toda a cúpula governamental e dos parlamentares , politicos e partidos que apoiam o Governo Temer, como apoiaram os governos anteriores, visando escamotear a vedadeira  natureza dos  reais problemas nacionais.
 
A grande “sacanagem”  desta manipulação é  como o Governo, aliado dos grandes grupos empresariais e dos banqueiros nacionais e internacionais, constroem um modelo em que a conta  do mesmo é paga pelos trabalhadores e contribuintes, os quais tem serviços públicos cada vez de pior qualidade e congelados pelos próximos 20 anos, enquanto nada foi dito e nem feito para  reduzir os custos mostruosos desta dívida. O Brasil e a população estão como prisioneiros nas mãos de verdadeiros agiotas financeiros, contando com o beneplácido  e omissão de nossos governantes.
 
A pergunta que a população  faz é a seguinte: porque os gastos com a DÍVIDA PÚBLICA tanto da União, quanto de estados e municípios não foram congelados,  da mesma forma que o Governo Temer, Governos Estaduais e Prefeitos estão congelando os salários e cortando direitos dos trabalhadores em geral e dos servidores públicos em particular?
 
Outra pergunta, se em todos os setores da administração federal , estaduais e municipais a corrupção corre solta, será que exatamente no setor que mais recursos públicos, mais de um trilhão de reais a cada ano, que é a DVIDA PÚBLICA seria o único setor imune `a corrupção?
 
Por que o Governo Temer, da mesma forma que os governos petistas de  Lula e Dilma, que tiveram o PMDB  de Temer como o grande aliado, se recusa e se recusaram a realizar  uma AUDITORIA CIDADà E INDEPENDENTE  sobre a DÍVIDA PÚBLICA?
 
No Brasil quando Getúlio Vargas realizou uma grande audoria, uma verdadeira devassa sobre a DIVIDA PÚBLICA,  o valor total da mesma  foi reduzida em quase um terço, ou seja, havia muita falcatrua neste setor.  Outros países também assim fizeram, como o Equador que, recentemente fez  uma Auditoria independente sobre a divida pública daquele país e também foi constatado muitas falhas contábeis, possibilitando também a redução em mais de um terço da divida que há décadas, como no Brasil, está garroteando os países e a população.
 
O momento exige que continuemos de “olho vivo” no combate `a corrupção, em todos os setores e níveis da administração, inclusive nas relações entre os setores públicos e privados, onde ocorrem os maiores casos de corrupção; e também promover análises, debates e exigir que o Congresso Nacional  coloque na pauta de discussões  a necessidade de uma AUDITORIA INDEPENDENTE E CIDADÃ da DIVIDA PÚBLICA.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet