Artigos / Juacy da Silva

09/08/17 às 18:34

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS

Por decisão da ONU, em 1.955, foi instituido o DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS, a ser comemorado todos os anos, desde então, no dia 09 de Agosto, como forma de reconhecimento mundial quanto aos direitos que esses povos tem.
 
O principal  objetivo na criação desta data foi garantir a autodeterminação e os direitos desses povos, entre os quais podemos mencionar: suas culturas, tradições, formas de religiosidade, seus sistemas sociais, econômicos, políticos, enfim, reconhecer que tem o direito de exisitirem.
 
No caso do Brasil, ao longo de mais de cinco séculos vem ocorrendo um verdadeiro genocídio, um  extermínio sem piedade dos povos indígenas. Em nome do “progresso”,  do “desenvolvimento”,  da “mordernização”, da implementação de um modelo extrativista, agroexportador e predatório, milhões  de indígenas foram mortos e os que restaram vivem como verdadeiros párias em uma sociedade capitalista, que não entende a lógica dos povos primitivos e nega todos os seus direitos, a começa pelo território.
 
A grande luta dos povos indígenas no Brasil nos dias de hoje é em defesa de seus territórios, pela posse e uso da terra,  ameaçados pela ganância, cobiça e a grilagem por parte de latifundiários e alguns barões do Sistema extrativista e agroexportador, os quais contam com o beneplácito e a conivência de inúmeras autoridades que pretendem  que os povos indígenas vivan em verdadeiros “guetos”  ou  “apartheids”.
 
Ante  o descaso e desrespeito como os povos indígenas no Brasil vem sendo tratados praticamente nada existe para comemorar nesta data, a não ser a tenacidade, a coragem e o espírito de luta que ainda nutrem na defesa de sua gente e de seus territórios.
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet