Artigos / Juacy da Silva

06/08/17 às 16:24

POVO CALADO AJUDA A CORRUPÇÃO

Durante o recente  debate público sobre a denúncia do Procurador Geral da República contra o Presidente da República, Michel Temer, eleito na chapa Dilma/Temer, também acusada de uso de caixa dois alimentado por propina da corrupção nas Estatais, grandes obras públicas e dinheiro sujo de grandes empreiteiras, a população parece ter ficado alheia a este debate e, diferente de outros momentos cruciais da vida política e institucionall do Brasil, recolheu-se em um mutismo intrigante.
 
Há poucos anos, diante da corrupção, do arbítrio e da prepotência de goverrnos tatalitários, o mundo acordou para o que foi denominado de “primavera árabe”, em uma alusão `a primavera de praga que foi o início da destruiçao do antigo império soviético e tudo de nefasto que com ele surgiu no mundo ocidental.
 
Na Primavera Árabe, as manifestações grandiosas, que contaram com milhões de pessoas protestando, determinaram a queda de ditadores sanginários e governantes corruptos que acabaram sendo condenados a penas severas, incluindo pena de morte, prisão perpétua ou décadas de cadeia, sem delações premiadas e com confisco de patrimônio constituido pela  pilhagem dos cofres públicos e pela perpetuação dos mesmos grupos políticos ou familiares nas estrturas do poder por longas décadas.
 
O recado da Primavera Árabe foi claro e muito oportuno para paises e população que vivem sob governos corruptos ou totlitário: só as pressões das massas e a coragem do povo pode, de fato, por fim a tais tipos de governos e regimes. Os pactos feitos pelas elites dominantes apenas postergam as crises e o sofrimento do povo. Isto é o que está acontecendo no Brasil há dácadas, vivemos sob sistemas politico, eleitoral e de governo que privileia as mesmas camadas dominantes que se perpetuam no poder e sempre conseguem seus atalhos para continuarem roubando os cofres públicos, espoliando o povo com altos impostos e impondo condições de vida ao povo, principalmente aos trabalhadores, que beiram a miserabilidade, enquanto os marajás da República continuam se locuplentado as custas do povo.
 
Mas no Brasil parece que o povo, mesmo sofrendo com altas taxas de desemprego e de subemprego, mais 20 milhões de subempregados e mais de 13,8 milhões de desempregados, taxas de juros estratosféricas, carga tributária absurd, milhões sendo humilhados pelo caos e sucateamento dos serviços públicos de saúde, educação, saneamento básico, transporte e muitos outros milhões que vivem amedrontados ante uma violência crescente e o dominio ou poder paralelo do crime organizado, diante da falência do Estado Nacional,  dos estados e municípios  e a sanha aberta da corrupção que ameça nossas instituiçoes, destroi a democracia e rouba a esperança do povo de um futuro digno e decente, mesmo assim, as massas, a população não dão mostras de indignação e parece apoiar, pelo silêncio, passividade e omissao, governos corruptos e incompetentes.
 
Realmente causa espécie  este silêncio das ruas, como escrevi na parte final de meu artigo que foi veiculado neste final de semana (dias 4, 5 e seis de Agosto de 2017) intitulado " CADAVER INSEPULTO". Por quase tres anos  ocorreram manifestações grandiosas, ocupando praças, ruas e avenidas deste país, muito alarido, quando o povo em passeatas gritava  FORA DILMA, FORA LULA, FORA PT, FORA CORRUPTOS.
 
Dilma caiu, o PT  foi fragorosamente derrotado nas últimas eleições municipais, se aproximando dos partidos nanicos,  diversos politicos, gestores de estatais, governantes  e grandes empresários foram ou estão presos, LULA foi condenado pelo Juiz Sergio Moro  a mais de nove anos de cadeia e já é réu em mais seis processos por corrupção e outros crimes de colarinho branco, quase duas dezenas de parlamentares federais estao investigados, mas ontinuam  acobertados pelo famigerado foro privilegiado, Temer  é acusado de corrupcao passive pelo Procurador Geral da República e a Câmara o livra  de ser investigado e  processado pelo STF, vários de seus ministros também estão sendo investigados por corrupção e, apesar de tudo isso , o povo continua calado, mudo!  o que esta havendo?
 
Este silêncio das ruas é interpretado pelos governantes como uma forma de apoio, segundo a máxima de que “quem cala consente”.
 
Será que todas aquelas manifestações eram fruto de mera manipulacao?  Ou será que o povo ja está anestesiado e não consegue mais reagir ante tantos absurdos da politica e de um gestão pública incompetente? ou será que estamos condenados a sermos governandos por corruptos e bandidos de colarinho branco?
 
Cabe as ruas darem a resposta alto e bom som, para que políticos, governantes e gestores ouçam de forma clara a voz do povo sofrido e quem sabe, um dia indignados!
Juacy da Silva

Juacy da Silva

Juacy da Silva, professor titular aposentado Universidade Federal de Mato Grosso, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da Pastoral da Ecologia Integral.
E-mail profjuacy@yahoo.com.br
Instagram @profJuacy
WhatsApp 55 65 9 9272 0052
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet