Artigos / Ernani Caporossi

04/08/17 às 11:09 / Atualizado: 04/08/17 às 11:34

O que a odontologia tem a ver com aleitamento materno?

Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti, Especialista em Odontopediatria Curso teórico/prático em odontologia neonatal e aleitamento materno.

Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti, Especialista em Odontopediatria Curso teórico/prático em odontologia neonatal e aleitamento materno.

Foto: Arquivo Pessoal

A amamentação é um ato natural, com benefícios imprescindíveis e incomparáveis tanto para o bebê quanto para a mãe, e isso não só apenas no período de lactação, mas por um grande período ou mesmo por toda vida.

O ato de amamentar está relacionado com a odontologia, pois beneficia o desenvolvimento oral e facial. Durante a mamada além de ordenhar o leite, a criança tem que deglutir e respirar, sendo assim o bebê consegue alcançar movimentos que estimulam o crescimento harmonioso de estruturas da face e da boca.

A mãe que amamenta transmite ao seu filho segurança e carinho, além de ficar protegida de diversas doenças, e os hormônios liberados durante a lactação previnem complicações pós parto e a regressão do útero para o seu tamanho normal, contribui também para o retorno de peso pré gestção, reduz a chance de desenvolver osteoporose, câncer de mama, útero e ovário.

O leite materno para o bebê é um alimento completo e perfeito, com todo preparo nutricional adequado para o desenvolvimento físico e mental da criança, por esse mesmo motivo a OMS (organizazção mundial de saúde) em 2001, preconizou o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, e após esse período deve-se continuar se possível até os dois anos de idade, juntamente com alimentação adequada à nutrição da criança.

O aleitamento materno previne a síndrome do respirador bucal (respiração pela boca), problemas respiratórios, deglutição incorreta, mau posicionamento de dentes e língua, disfunções ósseas do crânio, e dificuldades com fonação. O mamilo do peito e o bico da mamadeira são duas estruturas totalmente diferentes principalmente quanto forma, textura, consistência, elasticidade e cheiro. Se a criança for exposta a mamadeira ou a outro tipo de bico artificial, ele terá dificuldade em conseguir um padrão de sucção correto para amamentar, assim chamamos de confusão de bicos, que acontece de forma diferente para cada bebê. Caso haja introdução de bicos e mamadeiras durante a amamentação o bebê pode ter prejuízos no desenvolvimento crânio facial, podendo passar a respirar pela boca, ter problemas nos posicionamentos dos dentes e possíveis “cáries de mamadeira” (que ocorrem devido ao acréscimo de açúcares ao leite).

O ideal é que todas as mamães conheçam as vantagens do aleitamento materno, e é durante a gestação que as mães decidem como alimentar seu bebê, também nesta fase que elas devem obter informações relacionadas aos cuidados com o bebê, assim como o pré natal medico, o pré natal odontológico é de suma importância.

Durante a gestação o cirurgião dentista passará informações tanto para a saúde bucal da futura mamãe, pois problemas odontológicos podem exacerbar durante a gestação devido a negligência de higiene, fatores hormonais, alteração de dieta, náuseas, vômitos e acidez do meio bucal, sendo assim visamos as mudanças de hábitos e atitudes para garantir sua saúde e a do bebê, pois os dentes das crianças iniciam sua formação durante a gestação, a partir da sexta semana intra uterina.

Após o nascimento, as orientações são dadas a respeito do manejo do aleitamento materno, analisando as condições de pega no peito, sucção, respiração e deglutição. Nesta fase também que o profissional detecta possíveis anomalias bucais no recém- nato, como língua presa, fissuras em lábios e céu no palato, nódulos e outros, auxilia também na higiene bucal do bebê, orientando e ensinando.

Para que as crianças tenham uma qualidade de vida melhor, devemos conhecer cada vez mais sobre as vantagens do aleitamento materno, e os benefícios que os cuidados odontológicos podem trazer e facilitar a vida em família.

*Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti
CRO 3719
Especialista em Odontopediatria
Curso teórico/prático em odontologia neonatal e aleitamento materno.
Ernani Caporossi

Ernani Caporossi

O autor Ernani Caporossi é especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO).

 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet