Artigos / Ernani Caporossi

25/07/17 às 16:25 / Atualizado: 25/07/17 às 16:33

BULIMIA E PROBLEMAS DENTÁRIOS

Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti Especialista em Odontopediatria Curso de Odontologia neo-natal e Aleitamento Materno

Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti Especialista em Odontopediatria Curso de Odontologia neo-natal e Aleitamento Materno

Foto: Assessoria

Ah! A Beleza!
 
Em dias atuais a vontade de se sentir bem, ser valorizado e visto pelo seu grupo, está sendo um dos fatores mais discutidos, entre elas a busca do corpo perfeito. Todos sabemos que não se pode generalizar, mas o que tem se mostrado em propagandas e mídias em geral é a busca do “corpo perfeito”, e não a busca da “saúde perfeita”, e em alguns casos essa busca torna-se arriscada, um exemplo do que foi citado é a bulimia.

A bulimia é uma alteração que causa modificação no comportamento humano, principalmente no quesito alimentação. Essa alteração pode fazer com que algumas pessoas, após a ingestão de alimentos, provoquem vômitos, para evitar que o organismo absorva a comida.

Mas ao vomitar a pessoa acaba provocando a deterioração de seus dentes, pois o ácido presente no suco gástrico, liberado pelo estômago, é eliminado junto ao vômito, favorecendo assim a desmineralização dos dentes. Com o tempo essa desmineralização provoca cavidades, que nomeamos como corrosão dentária, a corrosão geralmente ocorre na região próxima às gengivas, fazendo com que os dentes tornem sensíveis à temperatura, e suscetíveis ao aparecimento de cárie.

Vômitos frequentes podem fazer com que a língua e a cavidade bucal tornem-se seca, além de fazer com que as glândulas salivares inchem em alguns casos, devido a frequência, as pessoas ainda podem apresentar dores de garganta e hemorragias. Também podem entrar em caso de desnutrição ou anemia, aumentando assim o risco de doenças gengivais.

A escovação adequada e as consultas frequentes ao dentista podem ajudar a combater a corrosão dentária, sendo que seu dentista pode ainda realizar tratamentos com flúor no consultório e detectar cáries e/ou infecções.

O tratamento dentário é muito importante no tratamento da bulimia, pois o dentista juntamente com a equipe de assistência médica possam coordenar o tratamento do transtorno, e caso o paciente tenha danos graves e ainda estiver sob tratamento, existem formas de proteger os dentes dos ácidos.

Uma vez controlada a bulimia o tratamento restaurador dos dentes afetados poderá ser feito. E trazer a saúde bucal de volta ao paciente.

*Dra. Carolina Pinheiro Ramazoti
CRO/MT 3719
Especialista em Odontopediatria
Curso de Odontologia Neo-Natal e Aleitamento Materno
 
 
Ernani Caporossi

Ernani Caporossi

O autor Ernani Caporossi é especialista em Dentística Restauradora e Prótese Dental, MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSSI) e da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBRO).

 
ver artigos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet